ENSINAMENTOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DA PICHAÇÃO

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Abstract

A escola é considerada uma atividade essencial para o desenvolvimento dos cidadãos, perpassando por ações identitárias no geral. As práticas culturais podem e devem ser utilizadas nos processos de aprendizagens, não somente da Geografia, mas também em todas as outras disciplinas e desenvolvimentos psicomotores. Dentre as artes urbanas a pichação é considerada a mais polêmica. Porém, olhar esse fenômeno apenas com a perspectiva criminal é errôneo: ele é cultural. O presente estudo objetiva-se demonstrar, levantar e analisar as relações levantadas entre a Geografia e os ensinamentos da pichação. A metodologia foi baseada em vivências em campo e análises de bibliografias. A escola tem marcas em si, com apelos culturais e de identidades, que fazem parte do cotidiano das escolas e dos estudantes, sendo um caminho norteador para seus próprios processos de aprendizagem. A busca pela criatividade e a atração pelo interesse e atenção dos alunos se torna primordial.

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Published

2021-06-23

How to Cite

Pereira Lopes, E. V. (2021). ENSINAMENTOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DA PICHAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 1(21). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11983