A Iniciativa Belt and Road na África

O projeto do Porto de Bagamoyo

Authors

  • Amabily Bonacina Université de Montréal

Abstract

Este artigo apresenta um estudo de caso da interrupção do projeto do Porto de Bagamoyo, na Tanzânia. A obra, a ser desenvolvida no âmbito da Iniciativa Belt and Road (BRI), é componente do projeto da Zona Econômica Especial de Bagamoyo e tinha um investimento avaliado em US$ 10 bilhões, que resultaria em um dos maiores portos da África, com potencial para transformar a Tanzânia em um hub de transporte para a África Oriental. Em um contexto de rápida adesão dos países africanos à BRI, casos desviantes chamam a atenção. Nesse sentindo, este trabalho busca compreender a razão que leva os países africanos a interromperem os acordos de cooperação assinados, sobretudo no âmbito da BRI. Argumenta-se que alterações na política doméstica são o principal motivo para que um projeto seja interrompido e isso impulsiona o exercício da agência africana.

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Author Biography

Amabily Bonacina, Université de Montréal

Doutoranda em Ciência política na Université de Montréal e mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Membra do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA/UFRGS) e do Centre d'études et de recherches internationales (CÉRIUM).

Published

2022-02-01

How to Cite

Bonacina, A. (2022). A Iniciativa Belt and Road na África: O projeto do Porto de Bagamoyo. Revista De Ciências Humanas, 1(22). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/13744