Bacupari

Culturas populares e processo de criação em Dança

Autores

  • Laura Pronsato Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Neste texto, buscam-se reflexões a partir de uma pesquisa em dança brasileira contemporânea com foco no fazer/pensar arte/dança impregnado de ideias e processos cênicos que me atravessaram durante e depois de um processo de criação corporal-espacial-coreográfica. Metodologicamente, baseia-se na “prática como pesquisa” e na “investiCreacion artística”. Para tal, parto das experiências durante uma composição em dança intitulada “Bacupari” com a qual, destaca-se um processo de criação imbricada na cultura popular afro-amenrindia-brasileira e latina no qual as noções de caos, imprevisibilidade, (des)construção dos corpos em cena fornecem um olhar para uma arte cênica decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Pronsato, Universidade Federal de Viçosa

Artista e Docente da Graduação em Dança(Licenciatura e Bacharelado) do Departamento de Artes e Humanidades (DAH) - Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Educação (2014), Mestre em Artes (2003), Licenciada e Bacharel em Dança (2000) pela UNICAMP. Investiga processos de criação, improvisação, danças brasileiras e culturas populares, composição e dança no âmbito educacional

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

Pronsato, L. (2022). Bacupari: Culturas populares e processo de criação em Dança. Revista De Ciências Humanas, 2(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14796

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)