Trabalho como princípio educativo na educação profissional

Authors

  • Elinilze Guedes Teodoro Centro Universitário do Estado do Pará
  • Rosineide Lourinho Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Abstract

O artigo trata do princípio educativo do trabalho como noção que vem influenciando as práticas em educação profissional no Brasil ao longo dos anos de forma diferenciada e peculiar. Como seu significado vem assumindo perspectivas diferenciadas ao longo de nossa história, tal princípio se detém no debate em torno dessa temática. O início aborda esse princípio na obra de Marx e desloca-o para o campo educacional, focando-o na educação brasileira, principalmente na educação profissional, utilizando autores da área de Trabalho e Educação. Situa o debate na atualidade, dos anos 80 até pós-decreto 5154/04, seguindo com a discussão sobre politecnia e ensino integrado, para finalmente encerrar com algumas questões atuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elinilze Guedes Teodoro, Centro Universitário do Estado do Pará

Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecologia do Pará e professora do Centro Universitário do Estado do Pará

Rosineide Lourinho Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Published

2019-01-02

How to Cite

Teodoro, E. G., & Santos, R. L. (2019). Trabalho como princípio educativo na educação profissional. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Retrieved from https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3896

Issue

Section

Estudos e Debates