INTEGRAÇÃO E ARTICULAÇÃO ESPACIAL

UM ESTUDO DE CASO ENTRE TEIXEIRAS E VIÇOSA, EM MINAS GERAIS

Autores

Resumo

A diversificação das atividades econômicas no espaço, muitas das vezes patrocinadas por uma melhora do sistema de transporte, pode induzir a expansão urbana, como também impactar o fluxo de pessoas no espaço em busca de melhores condições de vida, sem necessariamente, produzir uma migração definitiva. Nesse sentido, o presente trabalho procura investigar a existência de um processo de integração em curso entre as cidades de Teixeiras e Viçosa, localizadas na Zona da Mata Mineira. Para isso, se utilizou os microdados do censo demográfico de 2000 e 2010. A análise da expansão das malhas urbanas entre os anos de 1989 e 2019, será realizada com dados obtidos na plataforma MapBiomas. Em seguida o mesmo será confrontado com as imagens de NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada). Dentre os resultados, pode-se destacar que existe um processo de integração entre as cidades, em razão da intensidade da mobilidade pendular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Soares Fialho, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Nascido no Rio de Janeiro, onde estudou no Colégio Pedro II (Unidade São Cristóvão). Graduou-se em Geografia (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 e 1998), com mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Viçosa (2002) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas relacionadas à área de Geociências. Possui experiência na área de Climatologia Urbana e Geografia Física, atuando principalmente nos temas relacionados campo térmico, impacto meteórico, clima e saúde, (des)organização do território e meio ambiente. É coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia do DGE-UFV e Membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia da UFV e da UFES.

Larissa Galvão Fontes dos Santos, UNIVESIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CNPE E MEMBRO DO LABORATÓRIO DE BIOGEOGRAFIA E CLIMATOLOGIA, NO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UFV.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Fialho, E. S., & FONTES DOS SANTOS, L. G. . (2021). INTEGRAÇÃO E ARTICULAÇÃO ESPACIAL: UM ESTUDO DE CASO ENTRE TEIXEIRAS E VIÇOSA, EM MINAS GERAIS. Revista De Ciências Humanas, 1(21). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11992