Prática artística como pesquisa no Brasil

Algumas reflexões iniciais

Autores/as

  • Melina Scialom UFBA
  • Ciane Fernandes UFBA

Resumen

A Prática como Pesquisa, mesmo não sendo nomeada enquanto tal, acontece no Brasil desde a década de 1990, estando relacionada aos cursos de pós-graduação, grupos de pesquisa e ao trabalho de artistas-pesquisadores locais. Apesar de já existir desde a última década do século passado enquanto epistemologia de pesquisa, o cenário ainda é pouco nítido, pois o termo – Prática como Pesquisa – é importado (de Practice as Research) e só chegou no país e passou a ser usado na produção acadêmica nacional na segunda década do século XXI. Esse artigo tem o intuito de traçar um panorama sobre a Prática como Pesquisa no Brasil, considerando o histórico de pesquisa em artes cênicas, as associações metodológicas recorrentes e buscando as particularidades e exemplos de como ela vem se materializando nas pesquisas brasileiras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ciane Fernandes, UFBA

Professora titular da Escola de Teatro da UFBA, uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade, professora no PPGDança da UFBA, e pesquisadora produtividade pelo CNPq. M.A. e Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University e Certificada em Análise de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), onde é pesquisadora associada. É diretora e performer do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde sua fundação, em 1997.

 

Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Scialom, M., & Fernandes, C. (2022). Prática artística como pesquisa no Brasil: Algumas reflexões iniciais. Revista De Ciências Humanas, 2(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14230