Da unidade dança-pensamento e seus corpos

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Resumen

O fio condutor da teia de pensamento aqui desenvolvida é a unidade dançar-pensar, suas manifestações e as formas como nos dá notícias de corpo, de arte, de humanidade e do ser. A partir de duas provocações feitas por pensadores do corpo, Angel Vianna e Friederich Nietzsche, desencadeia-se um diálogo sobre questões originárias do corpo para além de sujeito ou objeto, do corpo como unidade sentir-ver-perceber e como lugar de eclosão de dança, de arte e, simultânea e diretamente ligado, de pensamento. Os pensamentos de Martin Heidegger e Gilvan Fogel aparecem como balizadores e tensores às provocações do corpo como grande filósofo e do corpo como grande razão. Nesta teia, vão sendo evidenciadas corporeidades, desaprendizagens e inscrições que as cenas de dança, advindas como encontros, oferecem como oportunidade à elaboração. A unidade dança-pensamento será tanto mais instaurada e presente quanto mais corpo se perfizer e se mostrar isto que é.

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Publicado

2022-11-25

Cómo citar

Zanotto, D. (2022). Da unidade dança-pensamento e seus corpos. Revista De Ciências Humanas, 2(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14296