Doutoras negras na academia

Ressignificando o espaço de produção do conhecimento

Autores/as

  • Ana Cristina Conceição Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Aparecida Silva Universidade Federal de Alagoas

Resumen

Este artigo versa sobre o protagonismo de mulheres doutoras negras no espaço acadêmico, local hegemonicamente consagrado por um conhecimento eurocêntrico, masculino e elitista; entretanto, na atualidade, diante das conquistas do movimento social feminista, em particular do movimento de mulheres negras, esse cenário na academia vem sendo reconstituído por novos paradigmas. Nosso intuito é visibilizar a produção intelectual de quatro doutoras negras de diferentes áreas de produção do conhecimento, professoras universitárias, a partir da análise do currículo lattes e da breve trajetória do autorreconhecimento enquanto mulheres negras. Consideramos os estudos desenvolvidos numa perspectiva interseccional de modo a evidenciar que gênero, raça e classe, dentre outros, se constituem como categorias de análise para a elaboração e ressignificação dos conhecimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Conceição Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão. É professora pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Democrática e Ensino-Aprendizagem , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, relações raciais, relações de gênero, sexualidades e movimento de mulheres negras. E-mail: ana.santos1@delmiro.ufal.br.

Maria Aparecida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2011). Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas- UFAL/ Campus Sertão. Coordenadora e Líder do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES)- UFAL- Campus Sertão. Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando nos seguintes temas: mulher negra, relação étnico-racial, relação de gênero. E-mail: marici_ufc@yahoo.com.br.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Santos, A. C. C., & Silva, M. A. (2024). Doutoras negras na academia: Ressignificando o espaço de produção do conhecimento. Revista De Ciências Humanas, 2(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/19247