O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CRISTIANIZAÇÃO

Autores/as

  • Karla Denise Martins Universidade Federal de Viçosa
  • Gustavo de Souza Oliveira Universidade Federal de Viçosa

Resumen

O presente artigo ocupa-se de uma breve apresentação sobre a história da atuação eclesiástica no Brasil durante vários períodos. Privilegiamos as ações educativas realizadas por ordens religiosas, especificamente a Companhia de Jesus, que favoreceram a formação de um ethos brasileiro. Para essa tarefa, necessitamos relacionar as práticas de evangelização/catequese com a educação, uma vez que a formação humana estava ligada diretamente ao cristianismo. Além disso, parte desse texto procura demonstrar a importância dos estudos religiosos como campo promissor para analisar a sociedade e a cultura brasileira. Apresentamos algumas fontes, atas das Filhas de Maria da cidade de Viçosa/MG disponíveis no Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica da Universidade Federal de Viçosa, e as possibilidades de trabalho que esses documentos oferecem ao pesquisador.

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Biografía del autor/a

Karla Denise Martins, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora de História Antiga e Medieval do Departamento de Artes e Humanidades da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com estudo na área de História Intelectual do Catolicismo e Cultura Católica

Gustavo de Souza Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor Substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa

Publicado

2018-12-10

Cómo citar

Martins, K. D., & Oliveira, G. de S. (2018). O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE CRISTIANIZAÇÃO. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3514

Número

Sección

Artigos