A ATIVIDADE REFLEXIVA NOS LIMITES DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Vânia Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

Este ensaio objetivou tecer comentários não só sobre a fala e trabalho do professor de Língua Materna, Língua Portuguesa, mas também avaliar as condições de produção do seu discurso, que envolvem o eu-aqui-agora, a instituição escolar, o próprio professor e a sua formação, o aluno e o livro didático, investigando o vaivém constante entre o discurso escolar e outros discursos que intervêm nele, num jogo ideológico que articula o poder e o saber no bojo da cultura e da história. O arcabouço teórico do trabalho fundamentou-se nos estudos da Análise do Discurso, de linha francesa, em que foram mobilizados conceitos a respeito das práticas em sala de aula de Língua Portuguesa. Cabe ao lingüista olhar os mecanismos das instituições de ensino, lugar de constituição do sujeito (Foucault, 1980, 1985 e 1986), questionar a “verdade” de nossos discursos consagrados, cultivados e examinar a constituição das relações de ensino e aprendizagem que justifica o dizer do professor e sua ação. Também as teorias sobre o Professor Reflexivo (Barcelos, 2001, Gardner, 2000 e Neves, 2001) constituíram nossa base para o entendimento das atividades escolares. De modo geral, todas a propostas enunciadas pelos sujeitos de nosso trabalho com professores em serviço foram influenciadas por uma concepção de linguagem como estrutura fechada em si mesma e isolada do mundo. Em todas mostrou-se a imposição ao ensino de Língua Portuguesa da necessidade de clareza, objetividade e informação, pressuposto inerente à concepção que define linguagem como instrumento de comunicação. O entendimento dessa relação de poder (em que o professor é a versão autorizada que corresponde à visão de mundo das forças sociais dominantes) passou pela percepção da existência de uma cultura escolar em que os diversos indivíduos que nela entram e trabalham adaptam seus valores aos valores, crenças, expectativas e comportamento da instituição. Adaptam-se à sua cultura materializada no conjunto de práticas,  rocessos, lógicas, rituais constitutivos da instituição. Contudo, essa situação não precisa permanecer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vânia Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente do Programa de Mestrado em Letras da UFMS do campus de Três Lagoas

Publicado

2018-12-13

Cómo citar

Guerra, V. M. L. (2018). A ATIVIDADE REFLEXIVA NOS LIMITES DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Revista De Ciências Humanas, 1(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3824

Número

Sección

Artigos