Perspectivas do aluno negro da escola pública sobre o mundo do trabalho na cidade de Macapá/AP

Autores/as

  • João Paulo da Conceição Alves Universidade Federal do Pará
  • Eugênia da Luz Silva Foster Universidade Federal do Amapá

Resumen

Este trabalho analisa sumariamente que perspectivas os alunos negros possuem sobre o mundo do trabalho. A pesquisa foi realizada numa escola pública em Macapá/Ap, por meio de estudo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas e observação in loco, com a participação de 10 (dez) alunos do ensino médio. Os alunos apresentaram perspectivas fragilizadas sobre sua inserção no mundo do trabalho, na medida em que uma série de atropelos sociais revelaram como perspectiva central uma inserção precoce no mercado de trabalho e a secundarização da opção pelo ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Paulo da Conceição Alves, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa)

Eugênia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação, professora Adjunta na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Publicado

2019-01-02

Cómo citar

Alves, J. P. da C., & Foster, E. da L. S. (2019). Perspectivas do aluno negro da escola pública sobre o mundo do trabalho na cidade de Macapá/AP. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3903

Número

Sección

Estudos e Debates