LITERATURA E RESISTÊNCIA
MODOS DE PERFORMANCE E REPRESENTAÇÃO
Resumen
O presente texto visa apresentar uma breve comparação entre os modos de performance representação – aqui compreendidos como estratégias de resistência no campo da literatura. Trata-se de narrativas de dois autores afro-brasileiros e ambos possuem sua escrita bastante divulgada tanto no Brasil quanto no exterior, desde o final da década de 1990. Será tratado aqui o modo de representação da violência nos textos em prosa de Conceição Evaristo e de Paulo Lins, mais especificamente cenas presentes em Lágrimas insubmissas de mulheres (2011) e de Cidade de Deus (2007). Serão ainda destacadas as questões de representação via performance de gênero, raça e classe no tocante ao cenário urbano contemporâneo.Descargas
Citas
BEZERRA, Kátia da Costa. Vozes em dissonância: mulheres, memória e nação. Florianópolis: Editora Mulheres, 2007.
BONASSI, Fernando. Passaporte: relatos de viagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CRUZ, Adélcio de Sousa. Narrativas contemporâneas da violência: Fernando Bonassi, Paulo Lins e Ferréz. [tese de doutorado]. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009.
EVARISTO, Conceição. Lágrimas insubmissas de mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
____ . Zaita esqueceu de guardar os brinquedos. In RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Márcio (orgs.). Cadernos Negros – contos afro-brasileiros. Vol. 30. São Paulo: Quilombhoje, 2007. p. 35-42.
____ . Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.
_____ . Ana Davenga. In Cadernos Negros: os melhores contos. São Paulo: Quilombhoje, 1998. p. 31-41.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LOPES, Umbelina. Mulheres em pedaços: histórias reais de violência doméstica. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2005.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? In O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, p. 25-50, 2003.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. [trad. Rubens Figueiredo]. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
TAYLOR, Diana. Hacia una definición de performance. In O Percevejo – Revista de Teatro, Crítica e Estética. Rio de Janeiro: UNIRIO, ano 11, n 12, p. 18-24, 2003.
ZUMTHOR, Paul. Perspectivas. In: ____. A letra e a voz – a literatura medieval. [trad. Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira]. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 15-34.