Contato improvisação e Viewpoints

Quebra-cabeças da criação em dança

Autores

  • Fatima Wachowicz Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo propõe um dialogo entre o Contato Improvisação (PAXTON, 1993; KEOGH, s.d.) e os princípios dos Viewpoints (BOGART, LANDAU, 2005), guiado pelas abordagens dos registros de Martin Keogh, e dos resultados da pesquisa pós doutoral da autora. Ambos os métodos apresentam pensamentos similares de não hierarquia, escuta corporal, organização do pensamento em rede conectiva, caráter de jogo e por emergirem do mesmo celeiro vanguardista da Judson Church Theatre. São propostas distintas, mas proporcionam experiências criativas que, como num jogo de quebra-cabeças, vão se articulando e aguçando a criatividade dos dançarinos nos movimentos improvisados. O processo de construção do trabalho artístico ganha complexidade à medida que novas relações vão sendo estabelecidas (SALLES, 2008). Assim, a criação em dança é vista como uma rede de conexões cognitivas e sensoriais. A improvisação é a poderosa ferramenta que envolve os artistas, suas relações com a cultura e a ampla troca de informações no seu entorno.

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Biografia do Autor

Fatima Wachowicz, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia / UFBA 

Escola de Dança / Programa de Pós-Graduação em Dança 

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Wachowicz, F. (2022). Contato improvisação e Viewpoints: Quebra-cabeças da criação em dança. Revista De Ciências Humanas, 2(22). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/14624