FALSA MODERNIDADE, FALSOS LEITORES

Autores

  • Alessandra Dalva de Souza Pajolla Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O debate entre defensores da Antigüidade e da Modernidade animou muitos literatos ao longo dos séculos, não faltando bons argumentos de cada lado. Tal discussão mostrou-se muitas vezes inócua, refém de um movimento cíclico em que o “novo” de hoje torna-se o “arcaico” de amanhã. Ela só avançou a partir da percepção de cada época pode ser considerada perfeita a seu modo, abrindo caminho para o entendimento da beleza atemporal. Fez-se necessário um novo paradigma: o crivo do tempo. Segundo essa concepção, clássicos são obras capazes de atravessar o tempo sem perder o valor estético. Por mais que o cânone seja concebido por meio de instituições e expresse as preferências de determinado grupo, em determinado contexto, ele não resiste à prova do tempo; o tempo liberta a literatura dos valores efêmeros. Em Cândido, Voltaire reflete sobre essa questão, com muita sutileza e ironia. Um diálogo entre dois personagens expressa o perfil de dois leitores distintos. Um deles, Cândido, está disposto a romper suas expectativas habituais por meio da literatura; o outro, Pococuranté, prefere o território seguro dos livros de compreensão instantânea. Enquanto o protagonista maravilha-se diante de Homero, seu interlocutor desdenha a obra, comparando-a uma “medalha enferrujada”. Neste artigo, discute-se um tipo de modernidade que, em vez de designar o novo, refere-se às obras de consumo fácil. Uma falsa modernidade, para falsos leitores.

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Biografia do Autor

Alessandra Dalva de Souza Pajolla, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do programa de Pós-graduação em Letras – área de concentração em Estudos Literários – na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente dedica-se exclusivamente à
pesquisa literária, com foco nos estudos de gênero e autoria feminina

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Pajolla, A. D. de S. (2018). FALSA MODERNIDADE, FALSOS LEITORES. Revista De Ciências Humanas, 2(7). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3540

Edição

Seção

Artigos