FORMAÇÃO CONTINUADA E APRENDIZAGEM DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Heloisa Raimunda Herneck Universidade Federal de Viçosa
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este trabalho propôs-se discutir questões referentes à implementação de uma Política Educacional de Formação Continuada para a aprendizagem da docência, considerando a participação de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental em um Programa de Capacitação de professores (PROCAP) realizado em Minas Gerais em 1998. A pesquisa caracterizou-se como sendo um estudo descritivo analítico de natureza qualitativa. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, um questionário, aplicado a trinta e nove professoras da rede pública da cidade de Pedro Leopoldo – MG, que participaram do Programa e continuam lecionando. O programa foi organizado nas escolas em metodologia única que articulava materiais impressos e videográficos em módulos de ensino, para desenvolvimento de determinados tópicos de conteúdos. Neste trabalho, discutiu-se a pesquisa, encaminhando nossa reflexão para os objetivos do Programa e os resultados evidenciados na investigação referentes à prática docente, tendo em vista as aprendizagens proporcionadas às professoras. Pretendeu-se avaliar se o programa teve, na prática, os resultados almejados pelos seus idealizadores, a saber: desencadear um processo de reflexão sobre a prática pedagógica por meio da realização de ações presenciais e não-presenciais e a relação ensino aprendizagem na sala de aula; aprofundar o domínio dos conteúdos básicos do Ensino Fundamental; ampliar a formação didático-pedagógica dos professores, possibilitando-lhes o desenvolvimento de habilidades, saberes e atitudes; criar condições para acompanhamento personalizado ao aluno. Os resultados deste estudo apontaram algumas ações que devem ser pensadas em se tratando de propostas de formação continuada e a distância, tais como: a consideração dos contextos em que os professores atuam, a disponibilidade de fundos e o encontro entre o interesse dos professores e os conteúdos propostos, a questão do tempo necessário para os professores aprenderem e a compreensão das diferenças existentes nas escolas, entendendo-as como unidades básicas para mudar e melhorar o ensino.

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Biografia do Autor

Heloisa Raimunda Herneck, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, apoio CNPq; Mestra em Educação pela UFSCar, apoio CAPES e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa – MG

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Universidade Federal de São Carlos

PPGE-CECH-UFSCar, Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Herneck, H. R., & Mizukami, M. da G. N. (2018). FORMAÇÃO CONTINUADA E APRENDIZAGEM DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista De Ciências Humanas, 1(4). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3830

Edição

Seção

Artigos