Treinamentos corporativos na perspectiva da prática social

Autores

  • Rafaella Cristina Campos Universidade Federal de Lavras
  • Valéria da Glória Pereira Brito Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10634

Resumo

Objetiva-se compreender como se traduz nas ações cotidianas as práticas de aprendizagem dos agentes diante dos treinamentos corporativos. A aprendizagem organizacional, na perspectiva da teoria da prática é mais que um processo de ensino-aprendizagem e sim de subjetivação e (re)significação cotidiana que legitima as ações organizacionais correlacionando-as com as práticas cotidianas. A metodologia é qualitativa de estudo de caso, aplicando doze questionários semiabertos em uma empresa familiar. Conclui-se que há movimento de resistência, o que integra a textura organizacional, a formação do knowing individual, a influência no knowledge grupal, gerando consciência coletiva de que as práticas cotidianas não são coerentes com as ações de treinamento corporativo. Entretanto não há evidencias de um embate direto, denotando que o poder e a dominância cultural são dinâmicas relacionais, que interferem no desenvolvimento de ações inovadoras no contexto organizacional, indo na contramão da intencionalidade das ações de aprendizagem organizacional como pensadas pela organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Cristina Campos, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Administração e Economia, junto do Programa de Pós-Graduação em Administração. Mestre Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Federal de Lavras, no Departamento de Administração e Economia. Bacharela em Psicologia pelo Centro Universitário de Lavras. Professora de ensino superior na Faculdade Presbiteriana Gammon.

Valéria da Glória Pereira Brito, Universidade Federal de Lavras

Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras, possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, mestrado em Administração - Organizações e Recursos Humanos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Campos, R. C., & Brito, V. da G. P. (2020). Treinamentos corporativos na perspectiva da prática social. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(1), 53–66. https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10634