Treinamentos corporativos na perspectiva da prática social
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10634Resumo
Objetiva-se compreender como se traduz nas ações cotidianas as práticas de aprendizagem dos agentes diante dos treinamentos corporativos. A aprendizagem organizacional, na perspectiva da teoria da prática é mais que um processo de ensino-aprendizagem e sim de subjetivação e (re)significação cotidiana que legitima as ações organizacionais correlacionando-as com as práticas cotidianas. A metodologia é qualitativa de estudo de caso, aplicando doze questionários semiabertos em uma empresa familiar. Conclui-se que há movimento de resistência, o que integra a textura organizacional, a formação do knowing individual, a influência no knowledge grupal, gerando consciência coletiva de que as práticas cotidianas não são coerentes com as ações de treinamento corporativo. Entretanto não há evidencias de um embate direto, denotando que o poder e a dominância cultural são dinâmicas relacionais, que interferem no desenvolvimento de ações inovadoras no contexto organizacional, indo na contramão da intencionalidade das ações de aprendizagem organizacional como pensadas pela organização.
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