O assédio moral nas relações de trabalho do profissional de secretariado executivo

Autores

  • Letícia Saboia de Castro
  • Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10636

Resumo

O assédio moral é um tema alarmante e que é debatido com frequência na sociedade. A temática desta pesquisa justifica-se, primeiramente, por sua relevância e dado o fato de o assédio moral se tratar de um crime que pode gerar consequências sérias e irreversíveis para a vítima e, em seguida, pelo desejo de expor essa temática no real cotidiano do secretário executivo. Assim, a questão que a pesquisa propõe é: Como está o cenário da prática de assédio moral junto ao profissional de Secretariado Executivo? Com isso, tem-se por objetivo geral analisar o cenário do possível assédio moral na profissão de Secretariado Executivo. A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi a descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa, em uma pesquisa de campo em três fases. Na primeira fase foi realizada entrevista com uma profissional de Secretariado Executivo vítima de assédio moral; na segunda fase, com uma representante do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Ceará; e, por fim, foram aplicados questionários junto a profissionais da área de Secretariado Executivo de todo o Brasil, por meio dos quais se obteve 137 retornos. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo. Dessa forma, constatou-se que a prática do assédio moral ocorre com os profissionais de Secretariado Executivo participantes da pesquisa e que é comum o assediador ser o superior direto a esse profissional. Além disso, tem-se que as consequências dessa prática estão relacionadas principalmente ao estresse e outros problemas que impactam a vida pessoal, afetando a saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Saboia de Castro

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará.

Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social pela UNICHRISTUS. Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Castro, L. S. de, & Rocha, T. L. da C. G. da. (2020). O assédio moral nas relações de trabalho do profissional de secretariado executivo. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(1), 1–33. https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10636