Os papéis desempenhados pelo professor e pelo aprendiz na avaliação de aprendizagem na formação universitária em secretariado executivo:
Entre a rigidez e a descontração
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10637Resumo
O ato avaliativo é um elemento natural presente no cotidiano do ser humano e é realizado constantemente em diferentes situações, das mais simples às mais complexas. Se no cotidiano o termo é objeto de diferentes significados e interpretações, no contexto escolar a avaliação assume significados mais complexos e passíveis de vários questionamentos e reflexões. Esta pesquisa tem como objetivo apreender os sentidos e os significados atribuídos por estudantes e por profissionais de secretariado aos papéis desempenhados pelo professor e pelo aprendiz e à avaliação de aprendizagem na formação universitária em secretariado executivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram dois questionários semiestruturados aplicados a dezoito estudantes de um curso de graduação em secretariado executivo e a oito profissionais da área já inseridos no mercado de trabalho. A discussão dos resultados desta pesquisa aponta para a necessidade da instauração de um ambiente de estímulo à autonomia do aprendiz e, consequentemente, à autoavaliação.
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