Os papéis desempenhados pelo professor e pelo aprendiz na avaliação de aprendizagem na formação universitária em secretariado executivo:

Entre a rigidez e a descontração

Autores

  • Emili Barcellos Martins Santos
  • Tokiko Ishihara Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10637

Resumo

O ato avaliativo é um elemento natural presente no cotidiano do ser humano e é realizado constantemente em diferentes situações, das mais simples às mais complexas. Se no cotidiano o termo é objeto de diferentes significados e interpretações, no contexto escolar a avaliação assume significados mais complexos e passíveis de vários questionamentos e reflexões. Esta pesquisa tem como objetivo apreender os sentidos e os significados atribuídos por estudantes e por profissionais de secretariado aos papéis desempenhados pelo professor e pelo aprendiz e à avaliação de aprendizagem na formação universitária em secretariado executivo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta pesquisa foram dois questionários semiestruturados aplicados a dezoito estudantes de um curso de graduação em secretariado executivo e a oito profissionais da área já inseridos no mercado de trabalho. A discussão dos resultados desta pesquisa aponta para a necessidade da instauração de um ambiente de estímulo à autonomia do aprendiz e, consequentemente, à autoavaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emili Barcellos Martins Santos

Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos pela Universidade de São Paulo. Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa. Presidente na Gestão 2015-2017 da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Tokiko Ishihara, Universidade de São Paulo

Pós-Doutora pela Université de Paris X, França. Doutora em Linguística Francesa pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literatura Francesa pela Université de Franche-Comté, França. Professora Doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Santos, E. B. M., & Ishihara, T. (2020). Os papéis desempenhados pelo professor e pelo aprendiz na avaliação de aprendizagem na formação universitária em secretariado executivo:: Entre a rigidez e a descontração. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(1), 67-89. https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10637

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)