Resiliência, proatividade e organização:

A adaptação do perfil dos profissionais de secretariado executivo

Autores

  • Tânia Mara Daver Santos Faculdade Sant´Ana

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10638

Resumo

O presente trabalho visa a analisar as características necessárias ao profissional da área de Secretariado Executivo e verificar como ele se adapta ao ambiente de trabalho, que está em constante transformação. No desempenho de suas funções, além daquelas que lhe são características, o secretário executivo pode ver-se diante de situações de conflito, tendo que gerenciar informações, comunicar-se com clientes e executivos, necessitando liderar um grupo de funcionários, o que exige dele atributos como a resiliência, a proatividade e a organização, para que execute as tarefas a ele impostas de maneira satisfatória. Cada vez mais, os profissionais de secretariado ganham espaço e ascendência dentro das organizações e, com isso, assumem maiores responsabilidades, o que demanda uma mudança de comportamento que abarque as características supracitadas. Esta pesquisa buscou, portanto, analisar as aptidões da resiliência, da proatividade e da organização como essenciais ao profissional de secretariado executivo, que atua dentro de organizações em constantes transformações. Com caráter dedutivo e interdisciplinar, a pesquisa utilizou-se de análise bibliográfica e documental, mediante revisão de literatura, com vistas a demonstrar a relevância do tema no contexto de uma sociedade com organizações em constante renovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Mara Daver Santos, Faculdade Sant´Ana

Possui graduação em Bacharelado em Secretariado Executivo pela Instituição de Ensino Superior Faculdade Sant’Ana (2008) e Especialização em Educação Profissional para Jovens e Adultos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011). Atuou como Secretária na Secretaria de Estado do Paraná de 1984 a 2002.

Downloads

Publicado

26-06-2020

Como Citar

Santos, T. M. D. (2020). Resiliência, proatividade e organização:: A adaptação do perfil dos profissionais de secretariado executivo. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(1), 90–107. https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.10638