Posicionamento em Marketing

Produção acadêmica Brasileira sob a ótica da Meta-Análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077

Resumo

A teoria de Posicionamento é uma das mais antigas dentre as estratégias empresariais e foi incorporada ao Marketing para orientar as organizações quanto à melhor forma de se colocar no mercado e, com isso, obter vantagem competitiva. Este artigo busca identificar o estado da teoria de Posicionamento no Brasil, utilizando a meta-análise como método, a fim de buscar, selecionar, categorizar e analisar os estudos publicados nos principais eventos e periódicos nacionais sobre o tema. A partir dos resultados encontrados, foi possível identificar quais são as configurações teórico-metodológicas das publicações nacionais e as proposições de Posicionamento que são utilizadas com mais frequência pelos pesquisadores. Sendo assim, a contribuição deste artigo é a de fazer uma análise acerca do que tem sido escrito sobre Posicionamento, auxiliando no avanço do conhecimento sobre sua teoria.

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Biografia do Autor

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Fagammon

Bacharel (2011), Mestre (2013) e Doutora (2019) em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na área de concentração Estratégia, Marketing e Inovação. Atuou como docente substituto na Universidade Federal de São João del Rei (2014-2015) e como professor voluntário na Universidade Federal de Lavras (2016/02). É professora na Faculdade Presbiteriana Gammon (2019-atual), nas cadeiras Marketing Digital e Comunicação nas Organizações. Também atua como pesquisadora externa na Universidade Federal de Lavras (2020-atual), em projetos na área de socioeconomia. Temas de interesse: Administração de Marketing; Construção de Mercado; Estratégia Empresarial; Socioeconomia.

Lilia Paula Andrade, Fagammon

Doutoranda em Administração com ênfase na linha de pesquisa: Organização, Gestão e Sociedade pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (também com enfoque na linha de pesquisa Organizações, Gestão e Sociedade). Professora dos cursos de Administração e Sistemas de Informação na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). É professora representante do curso de Administração no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração também da Faculdade Presbiteriana Gammon e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) dessa faculdade. É tutora e também membro colegiado do curso de Administração Pública à distância da Universidade Federal de Lavras. Possui interesse nos estudos em Comportamento Humano, Recursos Humanos, Empresas Familiares, Teorias Organizacionais e História de organizações produtoras da cachaça. É Graduada em Administração pela UFLA.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras

Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica/Vice-Reitoria (NINTEC/UFLA). Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados. Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (OR&A) (DAE/UFLA).

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

Mendonça Nogueira Paiva, C., Paula Andrade, L., & Henrique Montagnana Vicente Leme, P. (2020). Posicionamento em Marketing: Produção acadêmica Brasileira sob a ótica da Meta-Análise. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077

Edição

Seção

Artigos