Posicionamento em Marketing

Produção acadêmica Brasileira sob a ótica da Meta-Análise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077

Resumo

A teoria de Posicionamento é uma das mais antigas dentre as estratégias empresariais e foi incorporada ao Marketing para orientar as organizações quanto à melhor forma de se colocar no mercado e, com isso, obter vantagem competitiva. Este artigo busca identificar o estado da teoria de Posicionamento no Brasil, utilizando a meta-análise como método, a fim de buscar, selecionar, categorizar e analisar os estudos publicados nos principais eventos e periódicos nacionais sobre o tema. A partir dos resultados encontrados, foi possível identificar quais são as configurações teórico-metodológicas das publicações nacionais e as proposições de Posicionamento que são utilizadas com mais frequência pelos pesquisadores. Sendo assim, a contribuição deste artigo é a de fazer uma análise acerca do que tem sido escrito sobre Posicionamento, auxiliando no avanço do conhecimento sobre sua teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Fagammon

Bacharel (2011), Mestre (2013) e Doutora (2019) em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na área de concentração Estratégia, Marketing e Inovação. Atuou como docente substituto na Universidade Federal de São João del Rei (2014-2015) e como professor voluntário na Universidade Federal de Lavras (2016/02). É professora na Faculdade Presbiteriana Gammon (2019-atual), nas cadeiras Marketing Digital e Comunicação nas Organizações. Também atua como pesquisadora externa na Universidade Federal de Lavras (2020-atual), em projetos na área de socioeconomia. Temas de interesse: Administração de Marketing; Construção de Mercado; Estratégia Empresarial; Socioeconomia.

Lilia Paula Andrade, Fagammon

Doutoranda em Administração com ênfase na linha de pesquisa: Organização, Gestão e Sociedade pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (também com enfoque na linha de pesquisa Organizações, Gestão e Sociedade). Professora dos cursos de Administração e Sistemas de Informação na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). É professora representante do curso de Administração no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração também da Faculdade Presbiteriana Gammon e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) dessa faculdade. É tutora e também membro colegiado do curso de Administração Pública à distância da Universidade Federal de Lavras. Possui interesse nos estudos em Comportamento Humano, Recursos Humanos, Empresas Familiares, Teorias Organizacionais e História de organizações produtoras da cachaça. É Graduada em Administração pela UFLA.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras

Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica/Vice-Reitoria (NINTEC/UFLA). Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados. Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (OR&A) (DAE/UFLA).

Downloads

Publicado

15-12-2020

Como Citar

Mendonça Nogueira Paiva, C., Paula Andrade, L., & Henrique Montagnana Vicente Leme, P. (2020). Posicionamento em Marketing: Produção acadêmica Brasileira sob a ótica da Meta-Análise. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077

Edição

Seção

Artigos