Positioning in Marketing:

Brazilian academic production from the perspective of Meta-Analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077

Abstract

Positioning theory is one of the oldest among business strategies and has been incorporated into Marketing to guide organizations on the best way to put themselves on the market and thus gain competitive advantage. This article seeks to identify the state of positioning theory in Brazil, using meta-analysis as a method, in order to search, select, categorize and analyze the studies published in the main national journals and events on the subject. From the results found, it is possible to identify which are the theoretical-methodological configurations of national publications and the positioning proposals that are most frequently used by researchers. Therefore, the contribution of this article is to make an analysis about what has been written about positioning, helping to advance knowledge about its theory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caroline Mendonça Nogueira Paiva, Fagammon

Bacharel (2011), Mestre (2013) e Doutora (2019) em Administração pela Universidade Federal de Lavras, na área de concentração Estratégia, Marketing e Inovação. Atuou como docente substituto na Universidade Federal de São João del Rei (2014-2015) e como professor voluntário na Universidade Federal de Lavras (2016/02). É professora na Faculdade Presbiteriana Gammon (2019-atual), nas cadeiras Marketing Digital e Comunicação nas Organizações. Também atua como pesquisadora externa na Universidade Federal de Lavras (2020-atual), em projetos na área de socioeconomia. Temas de interesse: Administração de Marketing; Construção de Mercado; Estratégia Empresarial; Socioeconomia.

Lilia Paula Andrade, Fagammon

Doutoranda em Administração com ênfase na linha de pesquisa: Organização, Gestão e Sociedade pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (também com enfoque na linha de pesquisa Organizações, Gestão e Sociedade). Professora dos cursos de Administração e Sistemas de Informação na Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON). É professora representante do curso de Administração no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração também da Faculdade Presbiteriana Gammon e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) dessa faculdade. É tutora e também membro colegiado do curso de Administração Pública à distância da Universidade Federal de Lavras. Possui interesse nos estudos em Comportamento Humano, Recursos Humanos, Empresas Familiares, Teorias Organizacionais e História de organizações produtoras da cachaça. É Graduada em Administração pela UFLA.

Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, Universidade Federal de Lavras

Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica/Vice-Reitoria (NINTEC/UFLA). Professor Adjunto no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFLA). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Marketing, Estratégia e Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de Dinâmica e Gestão de Cadeias Produtivas. Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Pesquisador na área de Estudos de Mercado Construtivistas e Construção de Mercados. Editor do periódico Organizações Rurais e Agroindustriais (OR&A) (DAE/UFLA).

Published

2020-12-15

How to Cite

Mendonça Nogueira Paiva, C., Paula Andrade, L., & Henrique Montagnana Vicente Leme, P. (2020). Positioning in Marketing: : Brazilian academic production from the perspective of Meta-Analysis. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 1(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11077

Issue

Section

Articles