Impactos da Indústria 4.0 na atuação dos profissionais de Secretariado Executivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12027

Resumo

A Indústria 4.0 tem alterado as cadeias globais de valor e a forma de atuação dos profissionais, que necessitam adequar seu perfil e competências para poderem se manter no mercado de trabalho. Aos secretários executivos, cujas atividades laborais foram desenvolvidas por muito tempo com caráter técnico, essas mudanças podem impactar de forma efusiva. Para tanto, o objetivo central desse artigo é compreender as características, potencialidades e desafios da Indústria 4.0, visando analisar suas possíveis implicações na atuação dos profissionais de secretariado executivo. A metodologia contemplou um levantamento bibliográfico contextualizando o secretariado executivo no processo da Indústria 4.0, além da identificação de variáveis na forma de atuação desses profissionais, a partir de aplicação de questionários a secretários na Região Oeste do Paraná. Os principais resultados apontam que as mudanças impostas pelos avanços tecnológicos apresentam impactos significativos sobre a forma de atuação dos secretários executivos, principalmente no que se refere a atividades rotineiras e  com baixo grau de complexidade e interação humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete Daga Cielo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Luciana Dourado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Acadêmica de Secretariado Executivo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-doutora pela FURB. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Fernanda Cristina Sanches-Canevesi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

Daga Cielo, I., Dourado, L. ., Schmidt, C. M., & Sanches-Canevesi, F. C. (2021). Impactos da Indústria 4.0 na atuação dos profissionais de Secretariado Executivo. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12027

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)