Empregabilidade Profissional

um estudo sobre os egressos do Curso de Secretariado Executivo do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Autores

  • Tatiane Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4338-8960
  • Keyla Christina Almeida Portela Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12189

Resumo

Uma das temáticas que vem sendo estudada e analisada nos cursos de graduação é a situação profissional dos egressos. Em relação aos cursos de secretariado executivo, em nível nacional, observa-se poucas pesquisas no que tange a questão da empregabilidade dos egressos. Diante disso, este trabalho teve por objetivo verificar o impacto do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo do Instituto Federal de Mato - IFMT sobre a empregabilidade de seus egressos. O estudo classifica-se como descritivo e exploratório. Utilizou-se da pesquisa qualitativa, quantitativa e análise documental, além da aplicação de um questionário via Google forms aos 166 egressos do curso entre os semestres de 2013/1 a 2020/2. Com os resultados foi possível concluir que este é um curso que gera alta empregabilidade aos estudantes, tanto no secretariado quanto nas áreas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Doutoranda em Estudos de Linguagem (UFMT); Mestra em Educação (UFMT); Pós-Graduada em Administração Geral (UNIP) e em Gestão da Qualidade (UGF); Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue (UBC) e em Letras Português/Inglês (UNIP); e Membro do grupo de estudos Núcleo de Pesquisa de Estudos em Secretariado Executivo e áreas afins (NUPESE).

Keyla Christina Almeida Portela, Instituto Federal do Paraná

Doutora em Linguística Aplicada e estudos da linguagem – PUCSP; Mestre em Educação – Universidade Internacional – Portugal; Graduada em Secretariado Executivo – Unioeste, em Letras português e espanhol – Univag, e em em pedagogia – Uninter; Licenciada em Inglês – Cefet; Pós-Graduada em Linguística Aplicada a Língua Estrangeira; Didática do ensino superior; MBS - Master Businesss Secretaries; Gestão e Docência em EaD; Gestão de Projetos; Recursos Humanos; Gestão de processos e qualidade e gestão de serviços, comercio e merchandising; Líder do grupo de estudos Núcleo de Pesquisa de Estudos em Secretariado Executivo e áreas afins (NUPESE).

Downloads

Publicado

2021-09-23 — Atualizado em 2021-09-27

Versões

Como Citar

Oliveira, T., & Almeida Portela , K. C. . (2021). Empregabilidade Profissional: um estudo sobre os egressos do Curso de Secretariado Executivo do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12189 (Original work published 23º de setembro de 2021)