O que faz um profissional de secretariado executivo?

A construção identitária de um perfil profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12283

Resumo

Antigo em termos de origem e novo no que tange a regulamentação, o secretariado é marcado pela evolução da profissão, pelas lutas de classe e pela busca de reconhecimento profissional. No cenário nacional, a área se desenvolveu com maior ênfase a partir das décadas de 1950 e 1960, tendo nas décadas seguintes alcançado conquistas de regulamentação profissional, criação de um Código de Ética, obtido credenciais para o ensino superior e ampliado o escopo de sua atuação. No entanto, mesmo diante de tais elementos, ainda surgem questionamentos sobre o que faz um profissional de secretariado. Nesse sentido, esse ensaio busca promover uma discussão sobre o fazer secretarial em duas esferas: o ‘fazer profissional’ e o ‘fazer do profissional’. Para tanto, são apresentados conceitos de profissionalismo e de identidade profissional para tentar delimitar um campo de atuação do secretariado, enfatizando as atribuições definidas na legislação e em outros documentos orientativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Müller, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialização em Metodologia da Educação para o Ensino Superior (OPET). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Downloads

Publicado

23-09-2021

Como Citar

Müller, R. (2021). O que faz um profissional de secretariado executivo? A construção identitária de um perfil profissional. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12283