Uma experiência de aprendizagem interdisciplinar em contexto de pandemia

Autores

  • Sílvia Isabel do Rosário Ribeiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro
  • Ana Rita Calvão Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-6550-0223

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12286

Resumo

Este estudo visa relatar uma experiência de trabalho interdisciplinar desenvolvida, em agregação de competências, no contexto de duas unidades curriculares do curso de Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial (SCE), ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA), em Portugal. Este trabalho decorreu no 1.º semestre de 2020/2021, razão pela qual a sua implementação foi influenciada pelas medidas de contenção da pandemia COVID-19. Assim, pretende-se descrever esta experiência e perceber as reações dos estudantes envolvidos ao trabalho e à metodologia propostos. Trata-se, portanto, de um estudo com uma componente descritiva, complementada por uma análise quantitativa dos dados obtidos a partir da aplicação de um questionário aos estudantes envolvidos. Os resultados deste questionário demonstram que, globalmente, os estudantes estão satisfeitos com a opção pela agregação de competências, salientando-se, porém, as dificuldades sentidas ao nível do trabalho em grupo. A experiência como um todo revelou-se menos satisfatória do que outras realizadas em contexto não pandémico, seja em termos de classificações obtidas, seja em termos de apreciação por parte dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Isabel do Rosário Ribeiro, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Franceses) em 2002, Mestre em Linguística Portuguesa (2006), Doutora em Linguística Portuguesa (2011), pela Universidade de Coimbra (Portugal)

Ana Rita Calvão, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - Universidade de Aveiro

Professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro desde 1999, onde leciona disciplinas relacionadas com os sistemas de informação geográfica, o ensino da matemática e as aplicações de escritório eletrónico. Tem sido orientadora de estágios e projetos no âmbito da formação em contexto de trabalho. Já foi Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Sistemas de Informação Geográfica, membro da Comissão de Curso da Licenciatura em Técnico Superior de Secretariado (2012-2016) e da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial (2016-2017), entre outras atribuições. Foi, de setembro de 2017 a setembro de 2019, Vice-Diretora do curso de Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial. Integrou a Comissão Executiva da ESTGA-UA a 1 de julho de 2019, sendo responsável pelas funções relacionadas com a área da comunicação, interna e externa, das relações públicas, da divulgação da oferta educativa da escola e da organização e gestão de eventos. Pertence às comissões científica e organizadora do Torneio Estudantil de Computação multilinguagem de Aveiro - TECLA e tem integrado comissões científicas de congressos e revistas nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas dos SIG e do secretariado e comunicação empresarial, tendo sido autora de algumas publicações nacionais e internacionais nestas áreas.

Downloads

Publicado

2021-09-23 — Atualizado em 2021-09-23

Versões

Como Citar

do Rosário Ribeiro, S. I. ., & Calvão, A. R. (2021). Uma experiência de aprendizagem interdisciplinar em contexto de pandemia. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12286