O perfil do profissional de secretariado executivo atuante em startups

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12925

Resumo

Os avanços tecnológicos advindos da Indústria 4.0 impactaram todas as esferas da sociedade, inclusive a que concerne ao mundo do trabalho. Estudos apontam que a requalificação será imperativa para os próximos anos e a educação continuada será essencial para aumentar a empregabilidade. Para os indivíduos da área secretarial, essa transformação, ainda em curso, é uma realidade. Diante desse cenário, é que se apresenta esta pesquisa com o objetivo é examinar o perfil profissiográfico de Secretários(as) Executivos(as) atuantes em empresas disruptivas e alinhadas com um mercado mais tecnológico, as startups. Para contemplar o problema proposto, além do levantamento bibliográfico, recorreu-se à técnica de coleta de dados, cujos resultados são analisados e discutidos à luz do método descritivo e da abordagem quantitativa. Os resultados apontam que as habilidades tecnológicas são fundamentais para a atuação em startups, assim como a mobilização de determinadas soft skills, sobretudo, boa comunicação, inteligência emocional, proatividade e flexibilidade cognitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Paula Bento Luciani, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Doutora e Mestre em Letras (MACKENZIE), especialista em Língua Portuguesa e Literatura (MACKENZIE) e em Marketing e Negócios Internacionais (IPEP), graduada em Letras com Habilitações em Tradutor e Intérprete e Licenciatura Plena - Inglês/Português (UNIBERO). Professora nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Fernando Aguiar de Camargo, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Mestre em Administração com Ênfase em Finanças, Pós Graduado em Assessoria Executiva, Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue, atual Gerente de Governança, Riscos, Integridade e Privacidade no Grupo Fleury e Professor dos Cursos de Pós Graduação em Assessoria Executiva e Graduação em Secretariado Executivo na FECAP.

Débora Félix Oliveira, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP.

Mariana Gilberti Aguiar, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP.

Downloads

Publicado

16-02-2022

Como Citar

Luciani, L. P. B., Camargo, F. A. de ., Oliveira, D. F. de, & Aguiar, M. G. de. (2022). O perfil do profissional de secretariado executivo atuante em startups. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12925

Edição

Seção

Artigos