A Extensão Universitária no Curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE
O antes e depois das Diretrizes
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13598Resumo
O presente estudo tem como objetivo a caracterização das atividades de extensão desenvolvidas no período de 2000 a 2020, no curso de Secretariado Executivo Trilíngue (SET) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Considerando a proposta, diante de um novo cenário, busca instrumentalizar e operar como suporte ao planejamento estratégico diante de futuras mudanças com a inserção da extensão na matriz curricular. Ressalta-se que, conforme o Plano Nacional Brasileiro de Extensão Universitária (2015), as atividades extensionistas fazem parte de um processo educacional, cultural e científico ao qual contribuem com o desenvolvimento do ensino e pesquisa de forma indissociável, bem como auxiliando significativamente na formação profissional dos estudantes universitários. Com abordagem qualitativa, utilizando-se de dados secundários, por meio do banco de dados da Pró-Reitoria de Extensão disponibilizado na universidade pesquisada, a análise foi realizada de maneira descritiva e exploratória. Os principais resultados apresentam a consolidação da extensão universitária no curso de SET e, tendo-se como próximo passo a curricularização da extensão. Como contribuição, ressalta-se a disseminação e importância de projetos de extensão presentes na formação universitária em secretariado executivo, além de alavancar-se a atenção para sua relevância na formação acadêmica profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).