A Extensão Universitária no Curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE

O antes e depois das Diretrizes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13598

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a caracterização das atividades de extensão desenvolvidas no período de 2000 a 2020, no curso de Secretariado Executivo Trilíngue (SET) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Considerando a proposta, diante de um novo cenário, busca instrumentalizar e operar como suporte ao planejamento estratégico diante de futuras mudanças com a inserção da extensão na matriz curricular. Ressalta-se que, conforme o Plano Nacional Brasileiro de Extensão Universitária (2015), as atividades extensionistas fazem parte de um processo educacional, cultural e científico ao qual contribuem com o desenvolvimento do ensino e pesquisa de forma indissociável, bem como auxiliando significativamente na formação profissional dos estudantes universitários. Com abordagem qualitativa, utilizando-se de dados secundários, por meio do banco de dados da Pró-Reitoria de Extensão disponibilizado na universidade pesquisada, a análise foi realizada de maneira descritiva e exploratória. Os principais resultados apresentam a consolidação da extensão universitária no curso de SET e, tendo-se como próximo passo a curricularização da extensão. Como contribuição, ressalta-se a disseminação e importância de projetos de extensão presentes na formação universitária em secretariado executivo, além de alavancar-se a atenção para sua relevância na formação acadêmica profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Regina Veloso , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Secretariado Executivo Bilíngüe pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Doutora em Administração pela Universidade Positivo (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pró-Reitora de Extensão da UNIOESTE (2020 a 2023). Atua como docente e pesquisadora principalmente nos seguintes temas: secretariado executivo, comunicação empresarial, assessoria e consultoria, estudos organizacionais, significados culturais e teoria da prática.

Maura Bernardon , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Letras - Universidade Federal da Bahia - UFBA (2013). Mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) - Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC (2005). Professora Adjunta, lotada no Centro de Ciências Sociais Aplicadas do câmpus de Toledo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisas nas áreas da linguística aplicada e linguística, com foco na língua portuguesa, língua inglesa e secretariado executivo. Membro do Grupo de Pesquisa GEPSEB. 

Doris Mariani Junges , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (2014). As especializações estão voltadas para o universo educacional. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009). Atuação profissional por 27 anos em funções técnicas e de gestão, em Instituição que realiza ações nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer. Atuação como Coordenadora pedagógica em Instituição de ensino superior à distância. Professora colaboradora no curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Veloso, F. R. ., Bernardon , M. ., Junges, D. M. ., & Frohlich, S. (2022). A Extensão Universitária no Curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE: O antes e depois das Diretrizes. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13598

Edição

Seção

Artigos