Análise da percepção dos docentes da área de Secretariado Executivo sobre o assédio moral no ambiente de trabalho

Autores

  • Maria do Céu de Sena Moura Universidade Federal de Roraima
  • Eliana Karine Barbosa de Almeida Universidade Federal de Roraima
  • José Felipe Florêncio da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Fabiana Carla Bezerra Vitaliano Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2022.v1.13593

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar de que maneira os docentes do curso de Secretariado Executivo percebem o assédio moral em seu ambiente de trabalho. Para tanto, buscou-se definir as práticas que se configuram como assédio moral e de onde podem surgir. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como os docentes do curso de Secretariado Executivo percebem o assédio moral no ambiente de trabalho? O referencial teórico tratou de conceituar o assédio moral, mostrar suas consequências e o impacto na produtividade e na saúde do trabalhador; ainda, conceituar o assédio moral vertical descendente e ascendente e o horizontal. A metodologia constou de pesquisa de campo de caráter exploratória, aplicada aos docentes de duas instituições de ensino, sendo uma de ensino superior pública e outra de ensino técnico pública do estado de Roraima. A amostra foi composta de 70% dos docentes do curso de Secretariado Executivo da instituição de ensino superior e 25% dos docentes da instituição de ensino técnico. Todos os respondentes têm formação em Secretariado Executivo. Dentre os principais resultados, destaca-se que cerca de 60% dos docentes afirmam ter sofrido assédio moral praticado pelos colegas de trabalho de mesmo nível hierárquico; e quanto à postura frente ao assédio moral, 80% dos entrevistados orientam as vítimas a denunciar o caso às autoridades competentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Karine Barbosa de Almeida, Universidade Federal de Roraima

Graduanda do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Roraima.

José Felipe Florêncio da Silva, Universidade Federal de Roraima

Graduando do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Roraima.

Fabiana Carla Bezerra Vitaliano, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Roraima (2003). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima. Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Técnica em Segurança do Trabalho pelo Serviço Nacional da Indústria (2006). Atualmente é Professora na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

13-07-2022

Como Citar

MOURA, M. D. C. D. S. M., Almeida , E. K. B. de ., Silva, J. F. F. da ., & Vitaliano, F. C. B. . (2022). Análise da percepção dos docentes da área de Secretariado Executivo sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 3(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2022.v1.13593

Edição

Seção

Artigos