Dinâmicas Relacionais na Implementação de Políticas Públicas: Análise do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12113

Resumo

Objetivo da Pesquisa: Investigar a implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, em Conselheiro Lafaiete-MG, a partir das interações que emergem deste processo.
Enquadramento Teórico: As perspectivas da Policy Network, considerada enquanto método e abordagem analítica, forneceram o quadro orientado à compreensão das dinâmicas relacionais.
Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de análises documentais e de entrevistas semiestruturadas, e o tratamento dos dados a partir da Análise de Conteúdo e da Análise de Redes Sociais.
Resultados: Foi observado como as alterações nas naturezas das relações e a reconfigurações das redes foram condicionadas a aspectos contingenciais do ambiente no qual a política pública é implementada.
Originalidade: O trabalho apresenta formas alternativas de emprego da Policy Network, sendo a abordagem relacional mista uma estratégia capaz de desvelar a dimensão política em um fenômeno que é subjetivo, variável e contextual.
Contribuições Teóricas e Práticas: Evidenciou-se a necessidade de se compreender as dimensões históricas, político-institucionais e sociais que conformam a execução das políticas públicas. O entendimento desses elementos fornece subsídios para análises mais condizentes com a realidade, confirmando a fragilidade da compreensão da implementação como um simples output das etapas de agenda e formulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-2016). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2018. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Governo, Políticas Públicas e Desenvolvimento; com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Políticas Públicas; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento. Também possui experiência em Elaboração e avaliação de projetos e Análise financeira

Ana Paula Teixeira de Campos

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (2014) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Realizou estágio de Doutorado no Exterior (Doutorado Sanduíche) no grupo de Sociologia Rural da Universidade de Wageningen - Holanda. Possui duas especializações: Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Estudos de Países em Desenvolvimento pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica (1997). Foi bolsista de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Viçosa (PPG-ADM/UFV) no projeto: Agricultura Familiar e Políticas Públicas: oportunidades e desafios na implementação do PNAE e do PAA na região da Zona da Mata Mineira. É integrante do Núcleo de Estudos em Administração, Governo e Sociedade (N+APGS), do Grupo de Pesquisa Análise de Políticas Públicas (GPeAPP) e do Grupo de Trabalho CLACSO Espaços Deliberativos e Governança Pública (GEGOP). Tem interesse nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas, administração pública, gestão social, organizações sociais, redes de relações sociais, desenvolvimento rural, campesinato e agricultura familiar.

Bruno Tavares, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração (1997) e mestrado em Extensão Rural (2000) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2011). Atualmente é professor do Departamento de Administração e Contabilidade, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV). É membro do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Previdência Social (GPPrev). Os temas de interesse são: Accountability, redes interorganizaiconais, especialmente no âmbito público.

Downloads

Publicado

2022-01-08

Como Citar

Euclydes, F. M., Ramos Silveira, . S. de F. ., Teixeira de Campos, A. P. ., & Tavares, B. (2022). Dinâmicas Relacionais na Implementação de Políticas Públicas: Análise do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades. Administração Pública E Gestão Social, 14(1). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i1.12113

Edição

Seção

Artigos