A Representação Social na Interpretação de um Sonho de Cidade Coletivamente Construído
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v5i1.4430Palavras-chave:
Representação Social, Construção Coletiva, SimbolismoResumo
Resumo
O objetivo deste estudo consiste em revelar o ideal de cidade coletivamente construído por meio da expectativa de melhorias destacadas no exercício de um sonho. Recorreu-se à abordagem teórico-metodológica da representação social para resgatar as representações produzidas pelos diferentes atores sociais sobre o ideal de cidade que esperam ser construído no cotidiano da gestão pública municipal de uma cidade situada no interior de Minas Gerais. As análises evidenciaram elementos relevantes que podem ser priorizados pelos gestores públicos no processo de elaboração de projetos, investimentos e ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável da cidade em quatro eixos: i) gestão pública; ii) políticas sociais; iii) aspectos físicos e territoriais e, iv) desenvolvimento econômico.Conclui-se que o sonho de uma cidade construído coletivamente oferece fortes indícios e contribuições aos agentes públicos locais na elaboração de ações e políticas públicas mais direcionadas às necessidades e anseios da sociedade viçosense.
Palavras-Chave: Representação Social, Construção Coletiva, Simbolismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.