A Representação Social na Interpretação de um Sonho de Cidade Coletivamente Construído

Autores

  • Gislaine Aparecida da Silva Santana Universidade Federal de Viçosa - Professora do Departamento de Administração e Contabilidade.
  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Viçosa - Discente do Departamento de Administração e Contabilidade.
  • Maria Cecília Teixeira Reis Universidade Federal de Viçosa - Discente do Departamento de Administração e Contabilidade.
  • Bruno Tavares Universidade Federal de Viçosa - Professor do Departamento de Administração e Contabilidade.

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v5i1.4430

Palavras-chave:

Representação Social, Construção Coletiva, Simbolismo

Resumo

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em revelar o ideal de cidade coletivamente construído por meio da expectativa de melhorias destacadas no exercício de um sonho. Recorreu-se à abordagem teórico-metodológica da representação social para resgatar as representações produzidas pelos diferentes atores sociais sobre o ideal de cidade que esperam ser construído no cotidiano da gestão pública municipal de uma cidade situada no interior de Minas Gerais. As análises evidenciaram elementos relevantes que podem ser priorizados pelos gestores públicos no processo de elaboração de projetos, investimentos e ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável da cidade em quatro eixos: i) gestão pública; ii) políticas sociais; iii) aspectos físicos e territoriais e, iv) desenvolvimento econômico.Conclui-se que o sonho de uma cidade construído coletivamente oferece fortes indícios e contribuições aos agentes públicos locais na elaboração de ações e políticas públicas mais direcionadas às necessidades e anseios da sociedade viçosense.

Palavras-Chave: Representação Social, Construção Coletiva, Simbolismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-28

Como Citar

Santana, G. A. da S., Reis, A. de O., Reis, M. C. T., & Tavares, B. (2013). A Representação Social na Interpretação de um Sonho de Cidade Coletivamente Construído. Administração Pública E Gestão Social, 5(1), 21–27. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i1.4430

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)