ANÁLISE DA ACCOUNTABILITY NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA/ MG (IPREVI)

Autores

  • Fabrícia Martins
  • Thiago de Melo Teixeira da Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Tavares Universidade Federal de Viçosa
  • Wagner Belchior Dias

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v10i4.5697

Palavras-chave:

Accountability, Previdência, Unidade Gestora do RPPS, IPREVI

Resumo

Esse artigo apresenta o cenário da accountability no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Viçosa/MG – IPREVI. Assim, o escopo deste estudo de caso foi investigar se os mecanismos institucionalizados de accountability vertical, horizontal e social estão presentes na referida unidade gestora. Observou-se que há no IPREVI mecanismos institucionalizados capazes de viabilizar a realização da accountability nessas três classificações. Entretanto, os resultados indicaram  que o elemento Informação Transparente é o mais precário em todas as análises realizadas, inclusive no aspecto institucional, o que compromete também a realização dos demais elementos, sobretudo, a Participação e interação do segurado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrícia Martins

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Direito pela mesma Universidade.

Thiago de Melo Teixeira da Costa, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professor Adjunto do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa.

Bruno Tavares, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa.

Wagner Belchior Dias

Mestre em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Martins, F., Costa, T. de M. T. da, Tavares, B., & Dias, W. B. (2018). ANÁLISE DA ACCOUNTABILITY NO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA/ MG (IPREVI). Administração Pública E Gestão Social, 10(4), 260–271. https://doi.org/10.21118/apgs.v10i4.5697

Edição

Seção

Transparência, Accountability e Governança Pública