Desfazendo Um Mal Entendido: Discutindo as Diferenças Entre Lucros e Sobras

  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins
  • Maria de Fátima Arruda Souza Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Jacqueline Elisa Furtado Barreto de Carvalho Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Helga Midori Iwamoto Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Lucros, Sobras, Cooperativismo

Resumo

Este trabalho trata da diferenciação conceitual entre resultados de empresas mercantis (lucros) e os resultados de cooperativas (sobras). Esta diferença é importante na medida em que o tratamento dado aos dois tipos de resultados: lucros e sobras; tanto em termos conceituais quanto contábeis/tributários podem gerar algumas confusões e ações judiciais. O trabalho é eminentemente teórico e pretende contribuir para a construção da teoria cooperativista. Inicia-se com a definição de lucro e passa-se, posteriormente, à definição de sobras. Depois de definidos os termos, suas origens e destinos dentro das organizações, realizam-se comparações para apontar as diferenças. Como resultado percebe-se uma diferença significativa entre a origem e a aplicação dos resultados em empresas e cooperativas, ou seja, entre lucros e sobras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins
Doutor em Administração (UFLA), Professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração e Membro do Núcleo de Economia Solidária - NESol/UFT.
Maria de Fátima Arruda Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Mestre em Educação (UFSC), Professora do Curso de Administração e Coordenadora do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal do Tocantins.
Jacqueline Elisa Furtado Barreto de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Graduada em Administração pela Universidade Federal do Tocantins.
Helga Midori Iwamoto, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Mestre em Administração, professora do Curso de Administração e Membro do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Publicado
2013-01-31
Como Citar
Cançado, A. C., Souza, M. de F. A., Carvalho, J. E. F. B. de, & Iwamoto, H. M. (2013). Desfazendo Um Mal Entendido: Discutindo as Diferenças Entre Lucros e Sobras. Administração Pública E Gestão Social, 5(1), 28-33. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/4431
Seção
Artigos