Gestão Social: Conhecimento e Produção Científica nos Enapegs 2007-2010

Autores

  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Fernando Guilherme Tenório Fundação Getúlio Vargas/RJ
  • Ariádne Scalfoni Rigo Universidade Federal da Bahia
  • Vânia Aparecida Rezende de Oliveira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v3i2.4050

Resumo

A Gestão Social, como campo de conhecimento científico, vem se consolidando na última década do século XXI no Brasil. Existem cursos (extensão, graduação, especialização e mestrado) sobre o tema e periódicos especializados, tais como os Cadernos de Gestão Social e a Revista Administração Pública e Gestão Social – APGS, dentre outras.

Em 2008, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Administração - Pró-Administração (Edital Pró-Administração Nº 09 /2008) com o objetivo de estimular a realização de projetos conjuntos entre programas de pós-graduação em Administração, sendo que, entre as áreas prioritárias, constava a Gestão Social (CAPES, 2011a).

A Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ANPAD), em seus encontros anuais chegou a criar, em 2003, a área Gestão Social e Ambiental, que, em 2005, passou a ser uma subárea da área Administração Pública e Gestão Social, permanecendo assim até 2008. Em 2009, com a reestruturação das áreas temáticas, a área Administração Pública e Gestão Social foi dividida em 12 temas sendo que nenhum deles contempla a Gestão Social plenamente, que permanece apenas como título da área. Em 2010, essa área foi excluída da ANPAD, tanto no título quanto no conteúdo, sendo identificada como Administração Pública[1]. Em 2009, uma lista de 279 pesquisadores foi enviada à diretoria da ANPAD apoiando a criação da área de ‘Sustentabilidade, Gestão Social e Ambiental’, pois a área de Gestão Ambiental também teve o mesmo destino da Gestão Social. A diretoria da ANPAD rejeitou a proposta[2], pois não considerou a Gestão Social (e também a Gestão Ambiental) como uma área do conhecimento, mas como uma área de aplicação como a gestão hospitalar e a gestão do agronegócio (NASCIMENTO, 2010).

Atualmente, um dos principais espaços para a discussão da temática da Gestão Social é o Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS. Desde 2007, o evento é realizado, anualmente, pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social[3] - RGS. Com este estudo, pretende-se mostrar que Gestão Social é uma área de conhecimento relevante dentro das ciências sociais aplicadas, pela produção científica já realizada e pela organização de centenas de pesquisadores na Rede Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (RGS). Assim, esse texto tem como objetivo analisar e discutir a produção específica sobre Gestão Social nos ENAPEGS realizados entre 2007 e 2010, no intuito de compreender como vem sendo construído o entendimento sobre a temática neste espaço.

Além desta introdução, este texto tem mais quatro seções. Na próxima seção, apresenta-se uma breve contextualização conceitual da Gestão Social e a construção das categorias teóricas de análise. Na seção seguinte, são apresentados os resultados e discussão. Ao final do texto estão as considerações finais.


[1] Informações obtidas no site da instituição: www.anpad.org.br, acesso em 31 de março de 2010.

[2] A proposta não foi levada para a Assembléia da ANPAD, a decisão foi só da diretoria.

[3] Mais informações sobre a Rede de Pesquisadores em Gestão Social no site: www.rgs.wiki.br.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professor Adjunto I na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Coordenador do Núcleo de Economia Solidária da UFT e membro da RGS. E-mail: airtoncardoso@yahoo.com.br.

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Associado da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Bolsista CNPq, Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG e membro da RGS. E-mail: jrobpereira25@yahoo.com.br.

Fernando Guilherme Tenório, Fundação Getúlio Vargas/RJ

Pós-Doutorado em Administração Pública pelo IGOP/Universitat Autónoma de Barcelona – UAB, Doutor em Engenharia da Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Coordenador do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq) e membro da RGS. E-mail: fernando.tenorio@fgv.br.

Ariádne Scalfoni Rigo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia e membro da RGS. E-mail: ariadnerigo@yahoo.com.br.

Vânia Aparecida Rezende de Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda e mestre em Administração pela Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e membro da RGS. E-mail: vrezende9@yahoo.com.br.

Publicado

2012-09-12

Como Citar

Cançado, A. C., Pereira, J. R., Tenório, F. G., Rigo, A. S., & Oliveira, V. A. R. de. (2012). Gestão Social: Conhecimento e Produção Científica nos Enapegs 2007-2010. Administração Pública E Gestão Social, 3(2), 115–137. https://doi.org/10.21118/apgs.v3i2.4050

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>