COOPACTO: caminhos para um recomeço
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4502Palavras-chave:
Cooperativismo, Associativismo, Caso de Ensino em CooperativismoResumo
Este caso de ensino apresenta o dilema enfrentado pelos associados da Cooperativa de Artesanato de Couros de Teófilo Otoni - MG (Coopacto), em exercício a mais de uma década. Com os inúmeros problemas administrativos enfrentados, a Cooperativa sofreu desestruturação de seu quadro social e a perda da maioria de seus associados. Assim, os remanescentes se depararam com duas alternativas para reerguerem o grupo: realizar uma reorganização interna por meio da inclusão de novos associados; ou, encerrar suas atividades enquanto cooperativa transformando-se em uma associação produtiva cuja natureza legal define um número mínimo de dois associados. Em decorrência, este caso tem como objetivo possibilitar o debate sobre as principais características de uma associação e de uma cooperativa, facilitando a reflexão sobre algumas dúvidas comuns no ato de legalização de grupos produtivos. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas com os cooperados ativos da Cooperativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.