COOPACTO: caminhos para um recomeço

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Daniela Cristina da Silveira Campos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Keilla Dayne Silva Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Cooperativismo, Associativismo, Caso de Ensino em Cooperativismo

Resumo

Este caso de ensino apresenta o dilema enfrentado pelos associados da Cooperativa de Artesanato de Couros de Teófilo Otoni - MG (Coopacto), em exercício a mais de uma década. Com os inúmeros problemas administrativos enfrentados, a Cooperativa sofreu desestruturação de seu quadro social e a perda da maioria de seus associados. Assim, os remanescentes se depararam com duas alternativas para reerguerem o grupo: realizar uma reorganização interna por meio da inclusão de novos associados; ou, encerrar suas atividades enquanto cooperativa transformando-se em uma associação produtiva cuja natureza legal define um número mínimo de dois associados. Em decorrência, este caso tem como objetivo possibilitar o debate sobre as principais características de uma associação e de uma cooperativa, facilitando a reflexão sobre algumas dúvidas comuns no ato de legalização de grupos produtivos. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas com os cooperados ativos da Cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Daniela Cristina da Silveira Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora do Departametno de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Keilla Dayne Silva Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.
Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins - UFT
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT.
Publicado
2014-02-04
Como Citar
Vieira, N. dos S., Campos, D. C. da S., Oliveira, K. D. S., & Cançado, A. C. (2014). COOPACTO: caminhos para um recomeço. Administração Pública E Gestão Social, 6(2), 101-108. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/4502
Seção
Casos para ensino