Gestão Fiscal Municipal: uma análise sob a ótica do federalismo fiscal e dos ciclos políticos nos governos locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11770

Resumo

Objetivo da Pesquisa: Analisar os fatores que influenciam a gestão fiscal municipal sob a ótica da teoria do federalismo fiscal e da teoria dos ciclos políticos nos governos locais. Enquadramento Teórico: Este estudo aborda a gestão fiscal municipal, o federalismo fiscal e os ciclos políticos. Metodologia: Utilizou-se de modelos de regressão para dados em painéis, nos governos locais representados pelos municípios do Paraná, no período de 2013 a 2019. Resultados: As variáveis representativas da autonomia arrecadatória influenciam positivamente os índices da dívida consolidada líquida e os gastos com pessoal. Também se identificou que a condição financeira auxilia na explicação dos indicadores da gestão fiscal. Por fim, com base nos ciclos políticos, observa-se uma tendência ao comportamento oportunista nos períodos eleitorais, já que ambos os indicadores tendem a ser maiores nos períodos de eleições locais. Originalidade: Explorar a gestão fiscal nos governos locais, sob as lentes teóricas do federalismo e dos ciclos políticos em diferentes cenários é relevante tendo em vista as particularidades federativas, fiscais e políticas, em especial nos governos subnacionais. Contribuições teóricas e práticas: A pesquisa apresenta contribuições teóricas/práticas ao retratar os fatores que impactam a gestão fiscal nos governos locais, sob a lente das abordagens teóricas do federalismo fiscal e dos ciclos políticos, demonstrando os elementos que podem afetar o equilíbrio das contas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomas Matheus Giacomel de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Denis Dall'Asta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente do Mestrado em Contabilidade e do curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS)
Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCC/UFSM)

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Oliveira, T. M. G. de ., Dall’Asta, D., Zonatto, V. C. da S. ., & Martins, V. A. . (2021). Gestão Fiscal Municipal: uma análise sob a ótica do federalismo fiscal e dos ciclos políticos nos governos locais. Administração Pública E Gestão Social, 13(4). https://doi.org/10.21118/apgs.v13i4.11770

Edição

Seção

Artigos