O Programa Cisternas nas Escolas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP http://orcid.org/0000-0001-5624-8345
  • Daniel Paulino Teixeira Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Programa de Pós-Graduação em Administração https://orcid.org/0000-0001-8928-0245
  • Fernanda Aparecida Guedes Honorato da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Programa de Pós-Graduação em Administração Pública https://orcid.org/0000-0002-0784-5474
  • Nathalia Stockler Fialho Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Programa de Pós-Graduação em Administração Pública https://orcid.org/0000-0001-8719-6154

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.11849

Resumo

- Objetivo da pesquisa: O presente artigo tem como objetivo analisar os resultados do Programa Cisternas nas Escolas, na perspectiva de servidores de escolas localizadas nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, estado de Minas Gerais.

- Enquadramento teórico: O artigo é fundamentado em autores que descrevem as principais características da região semiárida brasileira, com destaque para Dias (2013), Souza et al. (2016) e Sousa et al. (2017) e do Programa Cisternas nas Escolas, com destaque para Gottfried (2010), Costa e Dias (2013), Santana e Arsky (2016), Detrich (2019), ASA (2020) e Santos e Borja (2020).

- Metodologia: Por meio de material fornecido pelo Ministério da Cidadania e pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), foram mapeadas as escolas dos municípios do campo estudado que construíram cisternas via o Programa. Foi identificado o universo de 132 escolas, analisadas estatisticamente por meio de questionários respondidos por um de seus representantes (taxa de retorno de 75%).

- Resultados: Verificou-se que o Programa cumpre o seu objetivo, sendo, de modo geral, bem avaliado pelos representantes das escolas beneficiadas, que em sua maioria se mostraram satisfeitos com a cisterna, com o seu estado de conservação, com as orientações recebidas e com o impacto desta tecnologia na vida dos alunos.

- Originalidade: Por mais que a literatura permita a identificação de um número razoável de estudos sobre o Programa Cisternas, são raros os estudos sobre o Programa Cisternas nas Escolas.

- Contribuições: Os dados da pesquisa chamam atenção para algumas questões que devem ser pontuadas para o aperfeiçoamento do Programa. Além disso, foi identificada a necessidade de medidas para o aperfeiçoamento do manuseio da cisterna e da água por ela armazenada.

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Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM/Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública).

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/UFMG. Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Fernanda Aparecida Guedes Honorato da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Bacharel em Administração e Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Nathalia Stockler Fialho Soares, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Engenheira Sanitarista e Ambiental Especialista em Gestão Ambiental  Mestre em Ciências com ênfase em Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Prof. Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - PPGAP.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

Vieira, N. dos S., Lopes, D. P. T., Honorato da Silva, F. A. G. ., Soares, N. S. F., & Higuchi, A. K. (2022). O Programa Cisternas nas Escolas nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Minas Gerais, Brasil. Administração Pública E Gestão Social, 14(2). https://doi.org/10.21118/apgs.v14i2.11849

Edição

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