Vozes e sentidos de adolescentes sobre a escola: apontamentos a partir da psicologia de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11617Palavras-chave:
Adolescência, Subjetividade, Formação de ProfessoresResumo
Neste estudo, apresentamos os aspectos subjetivos na relação do adolescente com seus professores e com a escola, trazendo o conceito de sentido e significado na Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Realizou-se, a partir do diagnóstico qualitativo de uma pesquisa-ação vinculada ao Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE), a aplicação de questionários para os estudantes. Entre os principais resultados, evidenciou-se as relações de amizade e os conflitos com professores e colegas. Práticas de ensino e aprendizagem tiveram pouco destaque entre as respostas dos adolescentes. Concluímos que é preciso fortalecer os vínculos entre questões subjetivas e pedagógicas para que a escola atue na promoção de saúde, sendo a formação docente fundamental nesse cenário. Desenvolvimento emocional e subjetividade adolescente são apontados como temas relevantes para os processos formativos dos professores de Ensino Médio.
Downloads
Referências
ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de; GHIZONI, Angela Carla. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 16, n. 40, p. 135-148, Mar. 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?idp=1&id=180122635009&cid=70220> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
ANJOS, Ricardo Eleutério dos; DUARTE, Newton. Comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP. Autores Associados, 2017.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v11n1/v11n1a07> Acesso em: 19 de dezembro de 2020.
BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES, Campinas , v. 24, n. 62, p. 26-43, Apr. 2004 . Disponível em: < ttps://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n62/20090.pdf> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
CARVALHO, João Paulo Mendes; MEIRELES, Jacqueline; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Políticas de Participação de Estudantes: Psicologia na Democratização da Escola.Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 38, n. 2, p. 378-390, June 2018 . Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v38n2/1982-3703-pcp-38-2-0378.pdf> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
GOETHEL, Elisiane Spencer Quevedo; FONSECA, Débora Cristina; BARROS, Clara Mauerberg de; CAMPOS, Débora Cardoso. ECA e educação: formação de agentes sociais e professores em políticas de atendimento à criança e ao adolescente. 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/142677> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
GONZÁLEZ-REY, Fernando. As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Psicol. educ., São Paulo, n. 24, p. 155-179, jun. 2007. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752007000100011 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. 120 p.
LEITE, et al. O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 20, n. 2, p. 339-348, Aug. 2016 . Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v20n2/2175-3539-pee-20-02-00339.pdf> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro; MARTINS, Elcimar Simão; LIMA, Maria Socorro Lucena. As Reformas do Ensino Médio e o Projeto Professor Diretor de Turma: uma experiência em Aracoiaba-CE. HOLOS, [S.l.], v. 3, p. 110-122, set. 2017. ISSN 1807-1600. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva. (In) sucesso escolar e medicalização: historicidade e alternativa a partir da Teoria Histórico-Cultural. Doxa: Rev. Bras. Psico. E Educ., Araraquara, v. 22, n. 1, p. 96-107, jan./jun., 2020. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13656> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
LIMA, Vagna Brito de. Professor diretor de turma: uma experiência educacional brasileira inspirada na educação portuguesa. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.7, n.2, p.326-335, Maio a Agosto de 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.326335 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2019.
MACHADO, Emanuel Kaúla Santos; THERRIEN, Jacques. O projeto professor diretor de turma: gênese e evolução. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria e MORAES, Lélia Cristina Silveira de. (Orgs.) Formação e desenvolvimento profissional em educação. São Luiz, EDUFMA, 2017.
MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 141 p.
MOLON, Susana Inês. Subjetividade e Constituição do sujeito em Vigotski. Petrópolis: Vozes, 2003. 144 p.
MONTEZI, Aline Vilarinho; ZIA, Katia Panfiete; TACHIBANA, Miriam; AIELLO-VAISBERG, Tania Maria José. Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo. Psicol. estud., Maringá , v. 16, n. 2, p. 299-305, June 2011. Disponível em: <https://search.scielo.org/?lang=pt&count=15&from=0&output=site&sort=&format=summary&fb=&page=1&q=Imagin%C3%A1rio+coletivo+de+professores+sobre+o+adolescente+contempor%C3%A2neo> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
OZELLA, Sergio; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Desmistificando a concepção de adolescência. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 38, n. 133, p. 97-125, Apr. 2008. Disponível em: < https://www.readcube.com/articles/10.1590/S0100-15742008000100005?tab=summary> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
SANTOS, Caio César Portella; SANT’ANA, Izabella Mendes. Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural. Crítica Educativa, Sorocaba-SP, v. 2, n. 2, p. 248-264, jul./dez.2016. Disponível em: < https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/83> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
SEDUC. Secretaria de Educação. Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT. Disponível em: < https://www.seduc.ce.gov.br/projeto-professor-diretor-de-turma-ppdt >. Acesso em: 10/01/2019.
SILVA, Cesar Augusto Alves da. EDUCAÇÃO E NÃO EMANCIPAÇÃO: os limites objetivos da educação escolar no capitalismo industrial contemporâneo. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 39, n. 143, p. 439-454, 5 fev. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018164078. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6XQ9VnYmPwmpc3rSJxSRsTt/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2021.
SOUSA, Adriana e Silva. MOURA, Dante Henrique. Políticas de formação de professores e docência no Ensino Médio brasileiro. cad. Pes., São Luís, v. 23, n. Especial, set./dez. 2016. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6205 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
TANAMACHI, Elenita de Rício; MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003.
TOMIO, Noeli Assunta Oro. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Adolescência: uma análise a partir da psicologia sócio-histórica. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.12, n.1, p. 89-99, jan./abr. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/14059 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.