Vozes e sentidos de adolescentes sobre a escola: apontamentos a partir da psicologia de Vigotski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11617

Palavras-chave:

Adolescência, Subjetividade, Formação de Professores

Resumo

Neste estudo, apresentamos os aspectos subjetivos na relação do adolescente com seus professores e com a escola, trazendo o conceito de sentido e significado na Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Realizou-se, a partir do diagnóstico qualitativo de uma pesquisa-ação vinculada ao Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE), a aplicação de questionários para os estudantes. Entre os principais resultados, evidenciou-se as relações de amizade e os conflitos com professores e colegas. Práticas de ensino e aprendizagem tiveram pouco destaque entre as respostas dos adolescentes. Concluímos que é preciso fortalecer os vínculos entre questões subjetivas e pedagógicas para que a escola atue na promoção de saúde, sendo a formação docente fundamental nesse cenário. Desenvolvimento emocional e subjetividade adolescente são apontados como temas relevantes para os processos formativos dos professores de Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Aline Guilherme de Melo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE) e do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará.

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidad de Santiago de Compostela/Espanha. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE). Membro do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará.

Suzanne Rocha Bandeira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista FUNCAP pelo mesmo programa. Membro do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE) e do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

MELO, A. G. de; LIMA, A. I. B.; BANDEIRA, S. R. Vozes e sentidos de adolescentes sobre a escola: apontamentos a partir da psicologia de Vigotski. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021018, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11617. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11617. Acesso em: 22 fev. 2024.