Vozes e sentidos de adolescentes sobre a escola: apontamentos a partir da psicologia de Vigotski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11617

Palavras-chave:

Adolescência, Subjetividade, Formação de Professores

Resumo

Neste estudo, apresentamos os aspectos subjetivos na relação do adolescente com seus professores e com a escola, trazendo o conceito de sentido e significado na Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Realizou-se, a partir do diagnóstico qualitativo de uma pesquisa-ação vinculada ao Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE), a aplicação de questionários para os estudantes. Entre os principais resultados, evidenciou-se as relações de amizade e os conflitos com professores e colegas. Práticas de ensino e aprendizagem tiveram pouco destaque entre as respostas dos adolescentes. Concluímos que é preciso fortalecer os vínculos entre questões subjetivas e pedagógicas para que a escola atue na promoção de saúde, sendo a formação docente fundamental nesse cenário. Desenvolvimento emocional e subjetividade adolescente são apontados como temas relevantes para os processos formativos dos professores de Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Guilherme de Melo, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE) e do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará.

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidad de Santiago de Compostela/Espanha. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará e coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE). Membro do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará.

Suzanne Rocha Bandeira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bolsista FUNCAP pelo mesmo programa. Membro do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE) e do Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará.

Referências

ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de; GHIZONI, Angela Carla. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 16, n. 40, p. 135-148, Mar. 2012. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?idp=1&id=180122635009&cid=70220> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

ANJOS, Ricardo Eleutério dos; DUARTE, Newton. Comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP. Autores Associados, 2017.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 11, n. 1, p. 63-76, June 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v11n1/v11n1a07> Acesso em: 19 de dezembro de 2020.

BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES, Campinas , v. 24, n. 62, p. 26-43, Apr. 2004 . Disponível em: < ttps://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n62/20090.pdf> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

CARVALHO, João Paulo Mendes; MEIRELES, Jacqueline; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Políticas de Participação de Estudantes: Psicologia na Democratização da Escola.Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 38, n. 2, p. 378-390, June 2018 . Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pcp/v38n2/1982-3703-pcp-38-2-0378.pdf> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

GOETHEL, Elisiane Spencer Quevedo; FONSECA, Débora Cristina; BARROS, Clara Mauerberg de; CAMPOS, Débora Cardoso. ECA e educação: formação de agentes sociais e professores em políticas de atendimento à criança e ao adolescente. 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-8, 2015. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/142677> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

GONZÁLEZ-REY, Fernando. As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Psicol. educ., São Paulo, n. 24, p. 155-179, jun. 2007. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752007000100011 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. 120 p.

LEITE, et al. O sentido da escola: Concepções de estudantes adolescentes. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 20, n. 2, p. 339-348, Aug. 2016 . Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v20n2/2175-3539-pee-20-02-00339.pdf> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro; MARTINS, Elcimar Simão; LIMA, Maria Socorro Lucena. As Reformas do Ensino Médio e o Projeto Professor Diretor de Turma: uma experiência em Aracoiaba-CE. HOLOS, [S.l.], v. 3, p. 110-122, set. 2017. ISSN 1807-1600. Disponível em: < http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5754> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

LIMA, Maria do Carmo Gonçalves da Silva. (In) sucesso escolar e medicalização: historicidade e alternativa a partir da Teoria Histórico-Cultural. Doxa: Rev. Bras. Psico. E Educ., Araraquara, v. 22, n. 1, p. 96-107, jan./jun., 2020. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13656> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

LIMA, Vagna Brito de. Professor diretor de turma: uma experiência educacional brasileira inspirada na educação portuguesa. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.7, n.2, p.326-335, Maio a Agosto de 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.2014.v7n2.326335 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2019.

MACHADO, Emanuel Kaúla Santos; THERRIEN, Jacques. O projeto professor diretor de turma: gênese e evolução. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria e MORAES, Lélia Cristina Silveira de. (Orgs.) Formação e desenvolvimento profissional em educação. São Luiz, EDUFMA, 2017.

MARTINS, Lígia Márcia. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 141 p.

MOLON, Susana Inês. Subjetividade e Constituição do sujeito em Vigotski. Petrópolis: Vozes, 2003. 144 p.

MONTEZI, Aline Vilarinho; ZIA, Katia Panfiete; TACHIBANA, Miriam; AIELLO-VAISBERG, Tania Maria José. Imaginário coletivo de professores sobre o adolescente contemporâneo. Psicol. estud., Maringá , v. 16, n. 2, p. 299-305, June 2011. Disponível em: <https://search.scielo.org/?lang=pt&count=15&from=0&output=site&sort=&format=summary&fb=&page=1&q=Imagin%C3%A1rio+coletivo+de+professores+sobre+o+adolescente+contempor%C3%A2neo> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

OZELLA, Sergio; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Desmistificando a concepção de adolescência. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 38, n. 133, p. 97-125, Apr. 2008. Disponível em: < https://www.readcube.com/articles/10.1590/S0100-15742008000100005?tab=summary> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

SANTOS, Caio César Portella; SANT’ANA, Izabella Mendes. Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural. Crítica Educativa, Sorocaba-SP, v. 2, n. 2, p. 248-264, jul./dez.2016. Disponível em: < https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/83> Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

SEDUC. Secretaria de Educação. Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT. Disponível em: < https://www.seduc.ce.gov.br/projeto-professor-diretor-de-turma-ppdt >. Acesso em: 10/01/2019.

SILVA, Cesar Augusto Alves da. EDUCAÇÃO E NÃO EMANCIPAÇÃO: os limites objetivos da educação escolar no capitalismo industrial contemporâneo. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 39, n. 143, p. 439-454, 5 fev. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018164078. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/6XQ9VnYmPwmpc3rSJxSRsTt/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2021.

SOUSA, Adriana e Silva. MOURA, Dante Henrique. Políticas de formação de professores e docência no Ensino Médio brasileiro. cad. Pes., São Luís, v. 23, n. Especial, set./dez. 2016. Disponível em: < http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6205 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

TANAMACHI, Elenita de Rício; MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino (orgs.). Psicologia Escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003.

TOMIO, Noeli Assunta Oro. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Adolescência: uma análise a partir da psicologia sócio-histórica. Rev. Teoria e Prática da Educação, v.12, n.1, p. 89-99, jan./abr. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/14059 > Acesso em: 19 de Dezembro de 2020.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criatividade na infância. Tradução: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Publicado

2023-12-04

Como Citar

MELO, A. G. de; LIMA, A. I. B.; BANDEIRA, S. R. Vozes e sentidos de adolescentes sobre a escola: apontamentos a partir da psicologia de Vigotski. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021018, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11617. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11617. Acesso em: 18 nov. 2024.