A concepção dos formadores de professores sobre os componentes pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11938Palavras-chave:
Docentes. Formação de professores. Componentes pedagógicosResumo
O objetivo deste estudo é analisar as concepções de docentes sobre a importância dos componentes pedagógicos para a formação dos professores. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, realizada através da entrevista semiestruturada com onze formadores responsáveis pelos componentes disciplinares, de fundamentos e pedagógicos das licenciaturas em Letras e História, de uma universidade pública baiana. Os resultados foram organizados a partir da compreensão dos docentes sobre a carga horária dos componentes pedagógicos no currículo vigente; a práxis dos docentes, em relação à discussão da área específica com a formação de professores; a avaliação dos formadores que atuam nos componentes pedagógicos. Conclui-se que os cursos de licenciaturas, apesar de algumas experiências isoladas de relação teoria e prática pedagógica, ainda se baseiam numa perspectiva academicista. Desse modo, desvalorizam as contribuições dos componentes pedagógicos.
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