Educação para o trânsito: processos educativos desumanizadores
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11980Palavras-chave:
Aulas de direção veicular., Processos educativos., Educação como cultura.Resumo
Este artigo tem como fundamentação teórica os estudos de processos educativos em práticas sociais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar os processos educativos que emergem da relação entre instrutores(as) de trânsito e seus(as) respectivos(as) alunos(as) durante a prática social “aulas de direção veicular” no município de Uberaba/MG e analisar seus desdobramentos no contexto da Educação para o trânsito. A metodologia foi de caráter qualitativo, com finalidade descritivo-exploratória, por meio da pesquisa de campo e documental. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Temática. Como resultado tem-se o desvelamento de uma cadeia de desumanização que permeia não só as aulas de direção veicular e o Processo de Habilitação de Trânsito, mas a Educação para o trânsito como um todo. Mostra ainda, a existência de forças de resistência que desencadeiam processos educativos que lutam contra o fatalismo e reafirmam a esperança na força antológica do “ser mais”.
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