Educação para o trânsito: processos educativos desumanizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11980

Palavras-chave:

Aulas de direção veicular., Processos educativos., Educação como cultura.

Resumo

Este artigo tem como fundamentação teórica os estudos de processos educativos em práticas sociais. A pesquisa teve como objetivo geral identificar os processos educativos que emergem da relação entre instrutores(as) de trânsito e seus(as) respectivos(as) alunos(as) durante a prática social “aulas de direção veicular” no município de Uberaba/MG e analisar seus desdobramentos no contexto da Educação para o trânsito. A metodologia foi de caráter qualitativo, com finalidade descritivo-exploratória, por meio da pesquisa de campo e documental. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise Temática. Como resultado tem-se o desvelamento de uma cadeia de desumanização que permeia não só as aulas de direção veicular e o Processo de Habilitação de Trânsito, mas a Educação para o trânsito como um todo. Mostra ainda, a existência de forças de resistência que desencadeiam processos educativos que lutam contra o fatalismo e reafirmam a esperança na força antológica do “ser mais”.

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Biografia do Autor

Aldiôney Pereira de Melo, Universidade de Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Atualmente é docente do Curso de História da Universidade de Uberaba, diretor de Entidade de Educação de Trânsito (INOVE) e integrante do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba.

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNIUBE-Uberaba) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica (PPGEB-UNIUBE-Uberlândia). Líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. 

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

PEREIRA DE MELO, A.; ZANQUÊTA DE SOUZA, T. Educação para o trânsito: processos educativos desumanizadores. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021016, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11980. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11980. Acesso em: 4 nov. 2024.