Altas habilidades, psicomotricidade e corporeidade: um estudo de revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12125Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação. Enriquecimento. Corporeidade. Psicomotricidade. Psicomotor.Resumo
Programas de enriquecimento curricular potencializam o desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD). A psicomotricidade é uma das áreas de domínio desse público, porém pouco explorada. Relacionado a essa temática há o conceito da corporeidade - maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Assim, este estudo objetivou mapear pesquisas e experiências em artigos científicos considerando estes dois constructos Psicomotricidade e Corporeidade combinados com educação, envolvendo a população de indivíduos com AH/SD. O método de trabalho foi o levantamento com os descritores combinados, no Portal Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados encontrados demonstram que embora a Psicomotricidade seja uma das áreas de domínio combinada a outra ou não em indivíduos com AH/SD, evidências científicas ainda são insipientes. Do levantamento foram selecionados ao final quatro estudos que abrangessem os descritores educação, AH/SD e corporeidade ou psicomotricidade. A leitura e análise dos achados explicita que não existe produção de artigos no âmbito da educação sobre corporeidade ou psicomotricidade que tratem de estudantes com AH/SD e o respectivo enriquecimento, indicando a suma importância de produção em trabalhos de enriquecimento com estudantes de AH/SD nas áreas da psicomotricidade ou corporeidade.
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