Superdotación, psicomotricidad y corporeidad: estudio de revisión de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12125

Palabras clave:

Superdotación. Enriquecimiento. Corporalidad. Psicomotricidad. Psicomotor.

Resumen

Los programas de enriquecimiento curricular mejoran el desarrollo de los estudiantes con superdotación. La psicomotricidad es una de las áreas de este dominio público, aunque poco explorada.  Relacionado con este tema está el concepto de corporalidad, la forma en que el cerebro reconoce y utiliza el cuerpo como un instrumento de relación con el mundo.  Así, este estudio tuvo como objetivo mapear investigaciones y experiencias en artículos científicos considerando estos dos constructos Psicomotricidad y Corporeidad combinados con educación, involucrando a la población de individuos con superdotación. El método de trabajo fue la encuesta con los descriptores combinados, en la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior. Los datos encontrados demuestran que aunque la Psicomotricidad es una de las áreas de dominio combinada con la otra o no en individuos con superdotación la evidencia científica aún es insipiente.  De la encuesta se seleccionaron al final cuatro estudios que cubrían los descriptores educación, Superdotación, corporeidad o psicomotricidad.  La lectura y análisis de los hallazgos explica que no existe producción de artículos en el ámbito de la educación sobre corporeidad o psicomotricidad que traten con estudiantes con superdotación y el respectivo enriquecimiento, indicando la importancia primordial de la producción en trabajos de enriquecimiento con estudiantes de Superdotación en las áreas de psicomotricidad o corporeidad.

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Biografía del autor/a

Maria Beatriz Campos de Lara Barbosa Marins Peixoto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Cursou Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), período que fez estágio no Ministério Público do Estado de São Paulo, e colou grau em dezembro de 1997. Em seguida, a partir de 1998, advogou nas áreas cível e tributária. Após ser mãe de dois filhos, muito interessada no desenvolvimento humano, passou a participar de eventos na área educacional. Atuou na educação informal de 2011 até 2019. Participou da Comunidade de Aprendizagem no SESC (2012-2013), incluindo três rodas de conversa com o educador José Pacheco. Em 2013, conclui Especialização em Direito Constitucional com o tema A democracia formadora do Estado Democrático de Direito e decidi seguir a área acadêmica. Cursou Pedagogia (2015-2018), em 2019 conclui o curso de Mestrado (intitulado Efeitos de um programa psicomotor no desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação) e, atualmente é doutoranda no mesmo Programa em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, todos na UNESP/Bauru, onde participa ativamente em diversos projetos, sendo sua pesquisa em curso o Ensino de repertórios psicomotores no contexto dos processos de alfabetização nos anos iniciais, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Processos de Ensino e de Aprendizagens Profissionais em Contextos Educacionais, Esportivos e de Saúde (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8860781456813276).

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Adjunto do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Vice-Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2017-2021). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Coordena na UNESP o acordo de Cooperação com a Universidade do Sul da Flórida sobre consultoria colaborativa.

Fernanda Rossi, Universidad Estadual Paulista (UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP campus Bauru. Possui Pós-doutorado pela Unesp Bauru (2014). É Doutora (2013) e Mestra (2010) em Ciências da Motricidade - Área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana, pela UNESP campus Rio Claro. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física, UNESP Bauru (2007). Realizou estágio de pesquisa na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Portugal (2012). É docente pesquisadora credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade - Unesp Rio Claro, na área de concentração Pedagogia da Motricidade Humana e linha de pesquisa Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física, e no Programa de Mestrado Profissional - Docência para a Educação Básica - Unesp Bauru-FC. Atua principalmente nos temas: formação docente com ênfase na formação continuada de professores(as) da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (Educação Física e Pedagogia); estágio supervisionado/prática de ensino em Educação Física na educação básica; profissão e identidade docentes.

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Publicado

2023-11-30

Cómo citar

PEIXOTO, M. B. C. de L. B. M.; CAPELLINI, V. L. M. F.; ROSSI, F. Superdotación, psicomotricidad y corporeidad: estudio de revisión de la literatura. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021011, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12125. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/12125. Acesso em: 21 nov. 2024.