Experiência em dança na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v12i01.12309

Palavras-chave:

Dança, Formação de Professores , Educação estética

Resumo

O trabalho se insere no campo da formação continuada docente, com foco na experiência estética, e tem como objeto de estudo as contribuições da experiência em dança na formação de professores. Partindo de indagações sobre seu percurso formativo, a pesquisadora-dançarina troca cartas com colegas de profissão que também tiveram sua trajetória marcada pela dança. A pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da prática da dança para a formação docente e refletir sobre a experiência estética como produtora de sentidos do ser professora. As cartas trocadas foram analisadas com base no paradigma indiciário, buscando suporte no referencial teórico da teoria Histórico-Cultural. Como eixos de análise, destacam-se a dança como: forma de expressão; processo de criação; percepção de si e do outro. A pesquisa aponta para a urgência de se pensar em práticas formativas pautadas na arte, que valorizem os contextos, as trajetórias de vida e os saberes produzidos coletivamente.

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Publicado

2023-11-22

Como Citar

FERREIRA, L. H.; TAKAHACHI, V. R. Experiência em dança na formação de professores. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021008, 2023. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v12i01.12309. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/12309. Acesso em: 18 nov. 2024.