REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS E ADULTOS ASSENTADOS DO PROJETO EDUCAÇÃO, CAMPO E CONSCIÊNCIA CIDADÃ

Autores

  • Lourdes Helena da Silva UFV

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.11

Palavras-chave:

representações sociais, trajetórias escolares, PRONERA.

Resumo

Esse artigo é um dos resultados do Programa de Estudos “Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária”, cujo objetivo é analisar os impactos, avanços e limitações do Projeto “Educação, Campo e Consciência Cidadã”, realizado em assentamentos e acampamentos da reforma agrária em Minas Gerais, no âmbito do PRONERA. Nele analisamos as trajetórias escolares dos educandos e suas representações sociais sobre o processo educativo vivenciado no Projeto. A noção de representação social em Moscovici (1978) assumiu uma centralidade no estudo que, por sua vez, foi explorada em articulação com a noção de trajetória em Bourdieu (1994). Em termos metodológicos, utilizando as orientações da pesquisa qualitativa, conjugamos como procedimentos técnicos de coleta de dados a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. As análises, realizadas sob orientações do Método de Análise de Conteúdo, revelaram trajetórias escolares marcadas por difi culdades, ressentimentos e frustrações diversas, ao contrário das representações sobre o Projeto, marcadas por uma valorização das relações e práticas educativas vivenciadas no cotidiano das salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, L. H. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS E ADULTOS ASSENTADOS DO PROJETO EDUCAÇÃO, CAMPO E CONSCIÊNCIA CIDADÃ. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.11. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6445. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos