Educação Rural em Minas Gerais: Origens, concepções e trajetória da Pedagogia da Alternância e das Escolas Família Agrícola
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.254Palavras-chave:
Educação Rural, Pedagogia da Alternância, Escola Família AgrícolaResumo
Apesar de sua presença há mais de 40 anos no Brasil e da popularidade alcançada nas últimas décadas, a produção teórica nacional sobre a Pedagogia da Alternância ainda é escassa em nossa sociedade. São poucos os estudos que aprofundam as características dos processos pedagógicos e das práticas educativas construídas no interior dessas experiências educativas; menor ainda os trabalhos que analisam suas trajetórias, processos históricos e identidade nacional. Neste artigo, buscamos revisitar as raízes e trajetória histórica das Escolas Família Agrícola, visando estimular novas pesquisas e estudos sobre a Pedagogia da Alternância em nossa sociedade. Inicialmente analisamos as raízes francesas da Pedagogia da Alternância, descrevendo os princípios, processos e práticas educativas que orientaram a construção de sua dinâmica de formação. Na sequência, no contexto de expansão da Pedagogia da Alternância pelo mundo, descrevemos suas origens no Brasil e em Minas Gerais. Finalizando, apresentamos algumas questões para potenciais estudos sobre a Pedagogia da Alternância no campo da Historia da Educação.
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