SOLIDARIEDADE ENTRE IRMÃOS E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES DE EXCELÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.13Palavras-chave:
trajetórias escolares pouco prováveis, solidariedade entre irmãos, relações intergeracionaisResumo
Esse trabalho resulta da pesquisa que objetivou compreender o que tornou possível o ingresso, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de dois irmãos provenientes de famílias detentoras de fraco capital cultural e escolar, cujos destinos escolares podem ser considerados pouco prováveis. A análise dos dados, coletados em entrevistas semidiretivas, indica que as trajetórias escolares de Felipe e Pedro têm forte relação com a solidariedade, particularmente intensa entre os irmãos, e são produto das práticas de duas gerações, cujos fundamentos encontram-se nas histórias escolares das gerações e nas disposições a pensar, sentir e agir dos iteanos em relação à escola, as quais são o resultado singular das influências socializadoras, da subjetividade dos iteanos e das situações vivenciadas por eles ao longo das trajetórias escolares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LACERDA, W. M. G. SOLIDARIEDADE ENTRE IRMÃOS E RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES DE EXCELÊNCIA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.13. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6446. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.