A LINGUAGEM COMO AFIRMAÇÃO CULTURAL DA IDENTIDADE NEGRA: LIÇÕES E DESAFIOS DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.14Palavras-chave:
identidade negra, multiculturalismo, língua crioula, contexto pós-colonialResumo
O presente trabalho versa sobre o caso da linguagem crioula como marca da identidade negra caboverdiana, além de possibilidades/desafios que cercam seu uso no contexto escolar. Parte de uma visão multicultural e antirracista, discutindo as categorias de identidade negra, multiculturalismo e linguagem, bem como sua articulação na construção identitária. Do ponto de vista metodológico, trata-se do estudo de caso comparativo, a partir de análise documental e de entrevistas com professores do Ensino Básico, evidenciando discursos circulantes que trazem tanto a força da internalização do preconceito como possibilidades de sua superação. A relevância do estudo dá-se na medida em que: a) evidencia que o complexo sistema que coloniza e subordina identidades raciais tem, na linguagem, forte componente marginalizador e/ ou emancipador; e b) traz uma perspectiva comparativa, – ainda tímida entre nós – apresentando um contexto africano contemporâneo, com os desafios para a superação da exclusão escolar – esta que é a temática central para as discussões educacionais no Brasil.
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