A LINGUAGEM COMO AFIRMAÇÃO CULTURAL DA IDENTIDADE NEGRA: LIÇÕES E DESAFIOS DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL

Autores

  • Maria do Livramento Gomes de Carvalho
  • Ana Canen

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.14

Palavras-chave:

identidade negra, multiculturalismo, língua crioula, contexto pós-colonial

Resumo

O presente trabalho versa sobre o caso da linguagem crioula como marca da identidade negra  caboverdiana, além de possibilidades/desafios que cercam seu uso no contexto escolar. Parte de uma visão multicultural e antirracista, discutindo as categorias de identidade negra, multiculturalismo e linguagem, bem como sua articulação na construção identitária. Do ponto de vista metodológico, trata-se do estudo de caso comparativo, a partir de análise documental e de entrevistas com professores do Ensino Básico, evidenciando discursos circulantes que trazem tanto a força da internalização do preconceito como possibilidades de sua superação. A relevância do estudo dá-se na medida em que: a) evidencia que o complexo sistema que coloniza e subordina identidades raciais tem, na linguagem, forte componente marginalizador e/ ou emancipador; e b) traz uma perspectiva comparativa, – ainda tímida entre nós – apresentando um contexto africano contemporâneo, com os desafios para a superação da exclusão escolar – esta que é a temática central para as discussões educacionais no Brasil.

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Como Citar

DE CARVALHO, M. do L. G.; CANEN, A. A LINGUAGEM COMO AFIRMAÇÃO CULTURAL DA IDENTIDADE NEGRA: LIÇÕES E DESAFIOS DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL PÓS-COLONIAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.14. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6447. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos