O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE QUESTÕES DE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E GÊNERO NAS ESCOLAS?

Autores

  • Paulo Melgaço Silva Junior
  • Ana Canen UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.541

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Teoria queer. Teses e dissertações.

Resumo

Este artigo busca apresentar uma análise de dissertações e teses desenvolvidas na primeira década do milênio, particularmente nos três últimos anos da mesma, enfatizando a necessidade da compreensão e problematização dos conceitos de gênero, heteronormatividade, sexualidades, masculinidade hegemônica e raça no cotidiano escolar e nas práticas curriculares e buscando contribuir para a construção de uma escola que privilegie a valorização e o reconhecimento das diferenças. Para tal, foi realizada uma pesquisa de levantamento a partir de uma busca nos resumos de dissertações e teses realizadas na área de educação, disponibilizadas pela CAPES e pela Biblioteca Digital da USP. Concluímos que existe uma lacuna a ser considerada, uma vez que não se identificaram trabalhos que mostrassem ações propostas que enfatizassem discussões, problematizações e capazes de provocar reflexões sobre essas questões com alunos/as do Ensino Fundamental.

 

 

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Biografia do Autor

Paulo Melgaço Silva Junior

Doutorando em educação - UFRJ professor da educação básica- rede publica do Estado do Rio de Janeiro

Ana Canen, UFRJ

professora associada da FE/UFRJ e pesquisadora do CNPq

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Publicado

2015-10-02

Como Citar

SILVA JUNIOR, P. M.; CANEN, A. O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE QUESTÕES DE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E GÊNERO NAS ESCOLAS?. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.541. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6703. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos