O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE QUESTÕES DE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E GÊNERO NAS ESCOLAS?
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.541Palavras-chave:
Multiculturalismo. Teoria queer. Teses e dissertações.Resumo
Este artigo busca apresentar uma análise de dissertações e teses desenvolvidas na primeira década do milênio, particularmente nos três últimos anos da mesma, enfatizando a necessidade da compreensão e problematização dos conceitos de gênero, heteronormatividade, sexualidades, masculinidade hegemônica e raça no cotidiano escolar e nas práticas curriculares e buscando contribuir para a construção de uma escola que privilegie a valorização e o reconhecimento das diferenças. Para tal, foi realizada uma pesquisa de levantamento a partir de uma busca nos resumos de dissertações e teses realizadas na área de educação, disponibilizadas pela CAPES e pela Biblioteca Digital da USP. Concluímos que existe uma lacuna a ser considerada, uma vez que não se identificaram trabalhos que mostrassem ações propostas que enfatizassem discussões, problematizações e capazes de provocar reflexões sobre essas questões com alunos/as do Ensino Fundamental.
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