PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS POR DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.148Palavras-chave:
Projeto Político, Pedagógico, Representações Sociais - docentesResumo
Esta pesquisa objetivou apreender as Representações Sociais elaboradas pelos docentes da escola pública acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP). O lócus foi constituído de quatro escolas municipais do Ensino Fundamental, situadas no município de Oriximiná - PA. Fizeram parte deste estudo 77 docentes. A pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo multimétodo, com o suporte da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e a complementar de Abric (2000). Foram utilizados um questionário sócio-demográfico e a técnica de Associação Livre de Palavras com o termo indutor: “Projeto Político-Pedagógico”. As evocações livres foram analisadas e processadas pelo Software EVOC e Tri-deux-mots. As evocações livres evidenciaram que o PPP está relacionado a gestão democrática, currículo e avaliação revelado pelos dois programas computacionais. A participação democrática do docente no PPP demonstra maior comprometimento dos profissionais da educação com o ensino de qualidade.
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