PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS POR DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.148Keywords:
Projeto Político, Pedagógico, Representações Sociais - docentesAbstract
Esta pesquisa objetivou apreender as Representações Sociais elaboradas pelos docentes da escola pública acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP). O lócus foi constituído de quatro escolas municipais do Ensino Fundamental, situadas no município de Oriximiná - PA. Fizeram parte deste estudo 77 docentes. A pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo multimétodo, com o suporte da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e a complementar de Abric (2000). Foram utilizados um questionário sócio-demográfico e a técnica de Associação Livre de Palavras com o termo indutor: “Projeto Político-Pedagógico”. As evocações livres foram analisadas e processadas pelo Software EVOC e Tri-deux-mots. As evocações livres evidenciaram que o PPP está relacionado a gestão democrática, currículo e avaliação revelado pelos dois programas computacionais. A participação democrática do docente no PPP demonstra maior comprometimento dos profissionais da educação com o ensino de qualidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.