O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Karen de Fátima Maciel UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196

Palavras-chave:

Educação Popular, Cultura Popular, Paulo Freire.

Resumo

O artigo investiga as principais contribuições do educador e militante Paulo Freire na história da Educação Popular no Brasil. Freire influencia diretamente o campo teórico-metodológico- epistemológico da Educação ao fomentar a questão política da educação. Pauta-se na cultura popular  como elemento  fundamental para emancipação da classe trabalhadora. Por entender  as classes populares como detentoras de  um saber não valorizado e excluídas do conhecimento historicamente  acumulado pela sociedade, mostra a relevância de se construir uma educação a partir do conhecimento do povo e com o povo provocando uma leitura da realidade na ótica do oprimido que ultrapassa as fronteira das letras e se constituí nas relações históricas e sociais. Refletiremos sobre a importância do  seu pensamento na construção de uma teoria pedagógica libertadora, que se faz primordial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Karen de Fátima Maciel, UNIRIO

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

MACIEL, K. de F. O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO POPULAR. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6519. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos